Alguns pais criticam a forma de matrícula, opinam que deveria ser por meio de uma seleção pública.
A Escola de Ensino Fundamental José Jucá com 90 anos de serviço prestado a comunidade de Quixadá, no Sertão Central cearense, mantém uma antiga tradição, é a mais procurada entre as instituições de ensino fundamental da rede publica municipal. Todo ano pais enfrentam longa fila para matricular os filhos neste colégio.
Toda essa fila é apenas para matricular os calouros da 6ª série do ensino fundamental, quem já faz parte do quadro escolar tem a vaga garantida pela escola. O José Jucá tem aprovado muitos jovens no Instituto Federal do Ceará e para a Escola Profissional Maria Cavalcante. Recentemente a sua administração foi alterada, passando a ser de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Quixadá.
As matriculas acontecem somente neste sábado, 14, mas como as vagas são limitadas, aproximadamente 200, o aposentado Antônio Faustino, 63 anos, morador do bairro Alto São Francisco, chegou às 04 horas da sexta-feira, 13, para garantir a matricula de seu neto Kaique Bruno, 10 anos, “fiquei até às 13 horas, outro neto ficou na vaga, e às 15 horas voltei e agora vou ficar até o horário da matrícula”.
{module [270]}
Se o aposentado tem certeza que a vaga de seu neto está garantida, a doméstica Suiane Gomes, 32 anos, moradora do bairro Putiú, só ficou sabendo na noite de ontem, 13, e às 23h30min era a última de uma longa fila, “eu vou ficar e acredito que o meu filho vai estudar no melhor colégio publico de Quixadá”. O filho da doméstica tem 12 anos.
Alguns pais criticam a forma de matrícula, como é o caso do consultor Antônio Mauro, 47 anos, tem dividido a fila com a sua esposa para matricular o filho de 10 anos, opina que deveria ser por meio de uma seleção. Pais afirmam que todo ano é o mesmo sofrimento.
Serviço:
Escola de Ensino Fundamental José Jucá
Rua Epitácio Pessoa, 1351 – Centro – Quixadá
Telefone: (88) 3445-1062