Departamento de Trânsito coloca “tartarugas” em ruas pavimentadas de Quixadá

compartilhar no:

DMT_tartatura_cesar_cals

Foram colocados em frente à Escola Governador Cesar Cals de Oliveira e próximo a Policlínica.   

Recentemente a Prefeitura Municipal de Quixadá em parceria com o Departamento Estadual de Rodovias-DER promoveram a pavimentação asfáltica das ruas Juscelino Kubitschek e Professor Júlio Holanda. As vias facilitaram o acesso, mas moradores estavam temerosos em virtude do excesso de velocidade de condutores.

Durante a noite, menores estavam realizando “pegas” em motocicletas e por isso o Departamento Municipal de Trânsito colocou “tachões” no sentido transversal para funcionar como redutor de velocidade.

Mesmo sabendo que além de causar danos ao veículo, o coordenador Francidário Feitosa, explica que essa foi à forma mais ágil de evitar danos maiores, como acidentes em virtudes de excesso de velocidade. Um projeto de redutores de velocidade já foi elaborado, mas não há data para a implantação.

Quem mora nessas duas ruas explica que menores estavam provendo competições, “graças a Deus que foi colocado essas ‘tartarugas’, eu estava com medo de acidentes”, disse a dona de casa Silvia Lima, 45 anos, que elogiou a pavimentação. Enquanto isso, o aposentado Luiz Mauro, 69 anos, reclama, “esses objetos danificam o veículo, é prejudicial para uma ambulância fazer o socorro de uma vítima e também pra polícia perseguir um marginal”.

{module [270]}

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) proíbe o uso de “olhos de gato” e “tartarugas” em sentido transversal em quaisquer vias públicas do Brasil, quer sejam ruas ou estradas. O nome correto dos dois objetos usados para sinalização e redução de velocidade é “tachas” e “tachões”.

Segundo dados de 2012 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE, o município de Quixadá tem a maior frota de veículos da região do Sertão Central cearense, são 22.467 cadastrados no Departamento Estadual de Trânsito-Detran-CE, sendo que, 12.203 são motocicletas.

Escreva algo