Queijo gigante: Quixeramobim consegue bater próprio recorde

compartilhar no:

queijo_2013_maiorNa primeira edição do FestLeite, em 2007, o queijo produzido chegou aos 350 quilos. Deste então, as marcas foram superadas.

Pelo sétimo ano consecutivo, o município de Quixeramobim, no Sertão Central cearense, conseguiu produzir o maior queijo tipo coalho do mundo. Foram necessários 12 mil litros de leite para a fabricação do queijo que pesou 1.247,50 kg. Um grande público aguardou com expectativa o momento da pesagem. O prefeito de Quixeramobim Cirilo Pimenta foi quem levantou a placa com o resultado que foi comemorado por todos os presentes.

Dessa vez a superação foi maior devido à região enfrentar uma das maiores secas registradas nos últimos anos. Mesmo assim, os produtores de Quixeramobim não desistiram e provaram que em tempo de estiagem a “terra de Antônio Conselheiro” também se consolida com a terra do leite e do queijo gigante. Após sair do local onde foi fabricado, no polo industrial, o queijo foi conduzido em um carro aberto até a Praça da Matriz, onde aconteceu a abertura da  a VII Fest Leite- Festival do Leite de Quixeramobim e da Feira de Negócios de Quixeramobim . Uma empilhadeira foi necessária para conduzir o queixo até uma balança instalada em um palco no meio da Praça.

Na primeira edição do FestLeite, em 2007, o queijo produzido chegou aos 350 quilos. Deste então, as marcas foram superadas consecutivamente na disputa pelo título de maior queijo do Brasil e do Mundo. Em 2008, a peça de laticínio chegou a 718 quilos, ultrapassando o recorde mundial, até então pertencente à Holanda. Em 2009, o queijo gigante alcançou 780 quilos e, em 2010, atingiu 910,5, em 2011 alcançou a marca de 1.007 kg que logo no ano seguinte foi superado com um queijo de 1023,3 kg.

Clique na opção “Curtir” em nossa página do facebook www.facebook.com

Redação RC
Fernando Ivo
O Sertão é Noticia faz parte da rede do portal Revista Central – informação em tempo real com credibilidade.


Escreva algo