A Defesa pode usar o mesmo mecanismo de tentar adiar o julgamento mais esperado do ano.
O assassino, Francisco Reginaldo Feitosa Sousa, 41 anos, réu confesso, do ex-secretário de Esporte e Participação Popular de Quixadá, José Jean da Silva Pereira, será julgado por homicídio qualificado, art. 121, §2º, inc. II e IV do Código Penal (II – por motivo fútil e IV – à traição, de emboscada, ou mediante dissimulação ou outro recurso que dificulte ou torne impossível à defesa do ofendido). O político, que era filiado ao Partido Verde, foi morto, brutalmente, no bairro da Rodoviária.
Preso desde o dia 21 de janeiro de 2013, o réu, Francisco Reginaldo Feitosa Sousa, 39 anos, foi levado a Cadeia Pública de Quixadá. Na audiência de instrução e julgamento, no dia 22 de março de 2012, ele usou duas teses, que evidencia a intenção de conturbar os jurados. A primeira foi em consequência de um acordo político, e que a vítima não estava cumprindo, então, ele sofria pressão psicológica, logo, mudou a versão, afirmando que, matou Jean Silva, ao tomar conhecimento de um suposto, e não comprovado, relacionamento amoroso com uma filha sua, menor de idade.
Reginaldo Feitosa será julgado pelo pleno do Tribunal do Júri, no dia 24 de abril de 2012. A Defesa pode usar o mesmo mecanismo de tentar procrastinar a audiência. O Tribunal do Júri caracteriza-se por ser um órgão do Poder Judiciário, trata-se de um verdadeiro direito fundamental do indivíduo de ser julgado por seus próprios pares. Tanto é assim que, a garantia vem prevista no art. 5, XXXVIII, da Constituição da República.
O julgamento mobilizará uma grande equipe do Poder Judiciário, tendo em vista que, no dia, poderá haver manifestação, pelo fato de, Jean Silva, ser um cidadão muito querido pela população quixadaense, em especial, do bairro Campo Novo, que deve comparecer em peso. O clima esperado será de tensão. Qualquer pessoa pode assistir a audiência
Matérias Relacionadas
Julgamento do assassino do Secretário de Esporte de Quixadá sem data
Acusado de matar secretário de Quixadá terá audiência de instrução na 1ª Vara
RC TV registra o momento da chegada do assassino do Secretário de Esporte na cadeia
Acusado de matar o secretário de Esportes de Quixadá se apresenta e fica preso
Acusado de executar secretário com cinco tiros em Quixadá, continua foragido
Amigos e familiares prestam últimas homenagens ao Secretário de esportes
Caso amoroso foi o motivo principal do crime do secretário, diz delegado
Secretário de Esportes e Juventude de Quixadá é assassinado com cinco tiros
Sem chance de defesa, Jean Silva foi assassinado com cinco tiros de revólver. Vítima e acusado eram amigos e, os dois, moravam no bairro Campo Novo. Jean Silva, antes de entrar na política, ganhava a vida como vendedor ambulante (galego). Pelo seu carisma, e por ser um líder em seu bairro, conseguiu, mesmo sem gastar muito dinheiro, uma das vagas na Câmara Municipal em 2008, foi convidado pelo prefeito Rômulo Carneiro para assumir a Secretaria de Esportes e Juventude em 2009.
Serviço:
Fórum de Justiça Des. Avelar Rocha
1ª Cara da Comarca de Quixadá
Avenida Jesus Maria José – Jardim dos Monólitos
Cont.: (88) 3412-5227