Outro problema grave é com relação à iluminação, alguns refletores estão queimados.
O time Quixadá Futebol Clube busca, pela segunda vez, sair da temida série B do campeonato cearense, mas, antes de iniciar o certame a equipe do Sertão Central cearense busca incansavelmente combater o mesmo adversário: a estrutura do estádio “Abilhão”, que ainda não recebeu autorização dos órgãos públicos.
Estádio Abilhão está fora do padrão do Código do Torcedor e, faltando apenas sete dias para estrear no campeonato de futebol de 2012, o “Canarinho do Sertão”, como é carinhosamente conhecido, não sabe onde será o jogo, apenas é o mandante. O drama vivenciado pela equipe não vem de 2013, mas de vários anos.
Em 2010, 2011 e 2012 o Quixadá teve que jogar, a maioria dos jogos, na cidade de Morada Nova, porque o estádio Abilhão não foi adaptado, conforme os ditames do Código do Torcedor.
Pelas exigências, o estádio Abilhão, que tem capacidade para no máximo 5.000 pessoas, deve ter escadas de acesso com corrimão e sinalização; dois portões de emergência (porta de correr sobre trilhos), com a indicação “saída de emergência”, pintada na cor vermelha em letras grandes, nas partes dos mesmos voltados para dentro e fora do estádio, e, em condições de abertura rápida, em caso de emergência. Pela regra, é necessário a existência de placar, em local visível, para a informação do torcedor e demais presentes ao estádio. Deve ter banheiros destinados para uso do público masculino e para uso exclusivo do feminino, separados uns dos outros, e principalmente, disponibilizar banheiro, exclusivo, para uso de pessoas portadoras de necessidades especiais.
A série B do campeonato cearense, inicia-se neste sábado, 23, com Itapipoca enfrentando o Uniclinic, também sem local certo, a equipe do Iguatu recebe o Arsenal no estádio Agenorzão, enquanto no domingo, a bola deve rolar para o Trairiense versus o Boa Viagem, no Barrosão, Nova Russas e Pacatuba, além de Crateús contra a equipe do Maranguape, ambos os jogos sem estádios definidos.
Na quarta-feira, 27, o Quixadá receberá a equipe do Itapipoca em algum estádio a ser indicado pelo mandante.
Arsenal, Boa Viagem, Crateús, Iguatu, Itapipoca, Maranguape, Nova Russas, Pacatuba, Quixadá, Trairiense e Uniclinic são as 11 equipes que buscarão duas vagas na série A do cearense. O time do Quixadá está sendo comandado pelo técnico Daniel Frasson.