Coluna Amadeu Filho: “Seu Favorável”, um quixadaense de 109 anos de vida

compartilhar no:

seufavoravel_109anosNo seu aniversário é celebrada uma missa na “Comunidade Rainha da Paz” dedicada pelos padres e outros religiosos.

Os títulos de pessoas mais velhas do mundo são atribuídas a francesa Jeanne Calmente(122 anos) e ao japonês Jiroemon Kimura(pouco mais de 115). No Brasil, mais de 25 mil pessoas já passaram dos 100 anos. É certo que os brasileiros estão vivendo mais. E os quixadaenses que chegaram aos 100 anos? Existe algum estudo para localizar e dedicar uma assistência especial a essa gente? Existe de nossa parte esta preocupação? Quem é e onde estão os nossos cidadãos centenários?

Em uma das últimas casas da bucólica Rua seufavoravel_109anosAda Palha, reside um cidadão que chegou a marca de 109 anos de idade, o apresentado Francisco Batista de Queiroz, conhecido como “Seu Favorável”, apelido que, segundo ele ganhou de um prefeito de Aracati. Fomos muito bem recebidos pela família, a Senhora Osmarina, o neto Carlos, enfim, por todos. Lá estava “Seu Favorável” na calçada com seu inseparável rádio. Um sorriso lindo, olhar de quem sabe das coisas da vida.

“Pode se chegar, rapaz! Falo já com você, deixa o Seu Luiz Gonzaga terminar de cantar”. Tamanha recepção, aquela explosão de otimismo vinda daquele homem, fez daquela manhã, a mais linda, a mais poética de todas. Terminada a canção “Asa Branca”, começamos a conversar. Faloucom um olhar sincero e profundo, não entende porque muita gente fica triste, “pois a vida é bela. Tem nossas dores, mas é bela”.

Irritado

A filha Osmarina e os dedicados netos, gente simples, mas tão puros, fizeram questão da prova documental da idade de “Seu Favorável” e nos apresentou o registro de nascimento, carteira de trabalho e outros documentos. Ele é pai de Osmarina, Zélia, Sueli, Juvenal, Lourival, Francisco e Antônia.

Osmarina informou que seu pai andou por quase todo esse Nordeste. Viajava sempre em lombo de animais e trabalhou na agricultura, na construção de açudes, em várias cidades onde sempre fez amigos, pela honestidade e pela seriedade com que encarava o trabalho. Quando se instalou definitivamente em Quixadá, produzia vinhos, zenebra, cachaças e outras bebidas que já tinham compradores certos.

Um detalhe muito interessante sobre este fantástico homem, preferia morar em lugares inóspitos, como bueiros, não pode necessidade. “Gostava de ficar só, refletindo sobre a vida, trabalhando e sempre fui feliz. Pude conhecer pessoas que não tinham lar mais tinham beleza de viver”, disse o idoso.

Até perto de completar 100 anos, andava com um carrinho vendendo, trocando garrafas e realizando outros serviços. Apresentando alguns problemas de saúde, passou a morar com sua filha Osmarina, na rua da Palha. Ali, tem o carinho da família e dos vizinhos a quem considera grandes amigos.

No seu aniversário é celebrada uma missa na “Comunidade Rainha da Paz” dedicada pelos padres e outros religiosos. Não é um centenário famoso, mas “Seu Favorável” está aí para mostrar que a vida não perdeu a graça com a idade.

Agora, que já conhecemos um pouco da bela história deste homem, que tal localizarmos nossos centenários? Quem sabe, assim como aconteceu comigo, ganharemos um novo amigo. Feliz com esta linda manhã que vivi, despedi do meu novo amigo, sem deixar de lado, a última pergunta: “Qual o segredo de se viver tantos anos e ainda ser muito feliz?” A resposta de “Seu Favorável foi bastante firme e forte: “amigos(os bons); barriga cheia(feijoada com toucinho) e ‘mulher cearense’”.

Acessando o blog Amadeu Filho você terá a oportunidade de conhecer mais histórias de Quixadá.

Amadeu Filho
Colunista da RC
Radialista Profissional
Acesse também o blog Amadeu Filho

 

Escreva algo