Localizado na Serra do Urucum, o santuário é conhecido como refúgio de oração para os devotos de Nossa Senhora.
Juntamente com Juazeiro do Norte e Canindé, Quixadá é um dos mais importantes pólos de turismo religioso no Ceará. Recebendo, em média, 200 fiéis por final de semana, vindos de vários estados do País, a cidade tem como um dos principais atrativos o Santuário Mariano de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão.
Localizado na Serra do Urucum, o santuário é conhecido como refúgio de oração para os devotos de Nossa Senhora, a protetora dos sertanejos. Com uma estrutura privilegiada, que inclui restaurante, auditório, casa de repouso e rampa para a prática de voo livre, o local tem ainda, estátuas sacras com cerca de 1,80 metros na subida da serra e sete estações da Paixão de Cristo e Ressurreição.
Nos meses de fevereiro e outubro, o município é movimentado por dois eventos religiosos simultâneos: as celebrações à santa e as homenagens a São Francisco, santo que é responsável pelo crescimento do fluxo de visitantes ao Mosteiro de São José, na Serra do Estevão. Lá, fica a gruta de São Francisco de Assis onde, em 2009, foi inaugurado um complexo com capela, com capacidade para 80 pessoas, além do portal de entrada, um caminho da peregrinação, confessionário, recanto de reflexão, fonte de água cristalina, estacionamento e banheiros ajudaram a revitalizar a gruta.
Com esta vertente turística consolidada, a região investe, agora, no turismo de eventos com a inauguração de um espaço de, aproximadamente, 2000 metros quadrados e capacidade para 1500 pessoas e estacionamento para 600 carros, além de um heliporto.
Pertencente a um grupo tradicional do trade, proprietário do Restaurante Pé de Serra, o local está preparado para receber leilões, congressos, exposições e encontros. A agenda começa a ser fechada até 2014 e o espaço se prepara para receber clientes na Copa das Confederações.
Oferecendo apoio para a consolidação do Roteiro Turístico de Quixadá, a articuladora do Escritório Regional do Sebrae no município, Wilma Ferreira, ressalta a importância desta nova estrutura para o desenvolvimento sustentável da atividade na região.
Matéria do jornal Diário do Nordeste.
Mais informações:
Escritório Regional do Sebrae no Sertão Central
Rua Francisco Santiago, 52 – Quixeramobim
Telefone