Os peixes, que são da espécie curimatã, vão ser doados para instituições filantrópicas da Região.
Uma operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) apreendeu mais de 400 quilos de peixes, no açude de Pedras Brancas, na cidade de Banabuiú, distante 221 km de Fortaleza. Até o dia 30 de abril está proibido a pesca e comercialização de peixes e crustáceos. A intenção é permitir a reprodução das espécies na natureza.
Na operação, uma pessoa foi presa e encaminhada para a delegacia da cidade, onde foi autuada por crime ambiental e terá que pagar multa de R$ 8.700. “Apesar da estiagem, o período de defesa está mantido. A pesca segue proibida até o final de abril. Todo pescador está recebendo o seguro desemprego pago pelo governo, e isso serve para garantir a sua renda no período em que a atividade de pesca está suspensa”, enfatiza Fábio Bandeira, chefe do escritório regional do Ibama de Iguatu.
Apesar da grande quantia de peixe apreendida, Fábio Bandeira avalia que, desde o começo do período de defesa, o comportamento dos pescadores é positivo. “Boa parte dos pescadores estão respeitando esse período e isso é fundamental para a conservação do Meio Ambiente’, destaca.
Os peixes, que são da espécie curimatã, vão ser doados para instituições filantrópicas da Região.
Com informação do Diário do Nordeste Online.