O portal Revista Central divulgará em tempo real a apuração de todas os municípios da região.
O programa Censura Livre entrevistou neste sábado,06, o Juiz da 6° Zona Eleitoral que compreende os municípios de Banabuiú, Choró, Ibaretama e Quixadá. Durante uma hora o Magistrado tirou dúvidas de ouvintes e internautas.
O Juiz Eleitoral Dr. Fabiano Damasceno Maia classificou o período eleitoral como normal. Reconheceu que houve alguns problemas relacionados à propaganda volante, inclusive a maior reclamação os eleitores por perturbar o sossego público. Sobre a Lei da Ficha Limpa, disse ainda que foi um importante passo parar barrar políticos com problemas na Justiça e que ficou feliz ao saber que o TSE tem se posicionado favorável às decisões das instancias inferiores, aplicando assim a vontade popular.
Conforme o entrevistado, todos os veículos que vão transportar eleitores neste domingo foram cadastrados e que qualquer tentativa de ludibriar a Justiça Eleitoral poderá configurar como crime. “O eleitor pode oferecer carona, desde que não seja com objetivo de conquistar votos para qualquer candidato”, destacou.
As Polícias Federal, Civil e Militar estão trabalhando com intuito de evitar a compra de votos ou impedir qualquer tumulto. Sobre o uso de identificação de candidato, tais como roupa com cores simulando a opção partidária, adesivos ou similares neste domingo, o eleitor poderá usar normalmente, mas deverá evitar aglomeração ou reunião.
Com relação à Lei Seca, o Juiz informou que baixou uma portaria proibindo a comercialização de bebidas alcoólicas das 00h00min horas até às 18h00min. Quem for pegou consumindo ou vendendo será detido. “O objetivo é evitar que pessoas bêbadas atrapalhem o andamento o pleito”, mencionou.
Por fim, o Magistrado deixou claro que, as policiais estão nas quatro cidades e nenhuma manifestação política eleitoral poderá acontecer durante a votação. Sobre o eleitor que vender o seu voto e tiver comprovação responderá também a processo.
É proibido usar nas cabines de votação celulares com câmera ou qualquer outro aparelho que produza imagens. Os eleitores podem levar uma cola com os números dos candidatos que escolheram para votar. Quem perdeu o titulo e souber o local de votação poderá usar a identidade, reservista, carteira de trabalho ou de motorista, além de passaporte.
Estima-se que até às 20h já será possível conhecer os verdadeiros futuros prefeitos desses quatros municípios.
Mais Informações:
6ª Zona Eleitoral de Quixadá
Travessa Tiradentes, 452 – Centro
Telefone: (88) 3412.0990