A população de Quixadá e em especial do bairro Campo Novo aguarda ansiosa pelo julgamento.
Crime sem julgamento, sem data, o que mais confortar a família do ex-secretário de Esporte e Participação Popular de Quixadá, José Jean da Silva Pereira assassinado brutalmente no dia 12 de Janeiro de 2012 e que ainda encontra-se recolhido na unidade prisional de Quixadá, mas caso não tenha julgamento nos próximos meses, ele deve voltar ao convívio social por excesso de prazo.
Francisco Reginaldo Feitosa Sousa réu confesso, foi preso quando ao se entregar a policia no dia no 20 de Janeiro de 2012. Sem chance de defesa, Jean Silva foi assassinado com cinco tiros de revólver pelo mero fato de supostamente ter engravidado a filha do acusado. O réu se entregou a polícia, pensando que responderia o crime em liberdade, mas na época já havia um mandado de prisão preventiva expedido juízo da 1ª vara da Comarca de Quixadá.
Matéria Relacionada
Acusado de matar secretário de Quixadá terá audiência de instrução na 1ª Vara
No dia 22 de março de 2012 aconteceu uma audiência de instrução. A instrução criminal é uma das fases do procedimento penal na qual se produzem as provas tendentes ao julgamento final do processo. De regra, inicia-se com a inquirição da vítima e das testemunhas arroladas pela acusação, neste caso apenas as testemunhas. Mas data pra o Júri Popular ainda não foi marcada, isso devido não ter Juiz titular e nem Promotor na 1ª Vara.
O réu Francisco Reginaldo Feitosa Sousa será julgado pelo Pleno do tribunal do júri. O Tribunal do Júri caracteriza-se por ser um órgão do Poder Judiciário, mas não apenas. Trata-se de um verdadeiro direito fundamental do indivíduo de ser julgado por seus próprios pares. Tanto é assim que a garantia vem prevista no art. 5, XXXVIII, da Constituição da República.
Jean Silva era filiado ao Partido Verde e na época vereador licenciado, antes de entrar na política ganhava a vida como vendedor ambulante (galego). Pelo seu carisma e por ser um líder em seu bairro, conseguiu mesmo sem gastar muito dinheiro entrar em uma das vagas na Câmara Municipal, foi convidado pelo prefeito Rômulo Carneiro para assumir a Secretária de Esportes e Juventude em 2009.
A população de Quixadá e em especial do bairro Campo Novo aguarda ansiosa pelo julgamento, que tende ser um dos mais movimentado nos últimos anos em Quixadá.