Ficou marcada uma audiência pública para discutir a situação dos alunos na próxima quinta-feira, na Câmara Municipal.
Estudantes ligados a Universidade Federal (UFC – Quixadá) e Instituto Federal do Ceará (IFCE-Quixadá) estão passando por dificuldades na locomoção para chegar até as instituições, localizadas no entorno do açude Cedro. Sem solução entre os órgãos públicos, eles resolveram fazer uma manifestação contra a superlotação dos veículos cedidos pela Prefeitura Municipal de Quixadá. As instituições de ensino e os acadêmicos afirmam que a prefeitura se comprometeu em fornecer gratuitamente os transportes desde do início da instalação das unidades.
Os manifestantes acompanharam no Centro Administrativo Financeiro e em seguida foram recebidos pelo chefe de Gabinete, Dário Queiroz, e os secretários de Planejamento e Finança, Hernando Queiroz e Educação, João Batista. Os gestores receberam uma comissão composta de alunos, que trouxeram reivindicações acerca do transporte universitário.
Matéria Relacionada
Sem transportes: Estudantes da UFC e do IFCE estão sendo prejudicados
Segundo os acadêmicos, devido ao crescimento constante do número de alunos nessas entidades, a quantidade de ônibus que o município disponibiliza para o transporte dos alunos quixadaenses está se tornando insuficiente, e que para sanar o problema em curto prazo é necessário que haja no mínimo cinco ônibus para realizar o transporte dos acadêmicos. Assim solicitou a comissão formada pelos alunos Dalmo Ferreira e Dyêgo Luan (Sistema de Informação); João Pedro (Integrado Edificações); Marcelo Viana (Licenciatura em Química); Halany Martis (Tecnologia em Agronegócio) e a senhora Francisca Marlí, representante dos pais de alunos.
Por sua vez o secretário de Planejamento e Finanças, Hernando Queiroz, afirmou que apesar de o ensino superior não ser de competência do município, e sim da união, os alunos devem reconhecer que a Prefeitura sempre auxiliou como pôde o desenvolvimento dessas entidades, inclusive arcando com toda a terraplanagem do novo campus da UFC. “Reconhecemos que as reivindicações são justas, e trabalharemos para atendê-las” disse Hernando.
O secretário municipal de Educação, João Batista, afirmou que entende as solicitações e reconhece a realidade. “A solução para esses impasses não são simples, pois nossa secretaria trabalha com um orçamento planejado, mas garantimos fazer o possível para atender as expectativas até a próxima sexta-feira, que é o tempo para resolvermos a parte burocrática para o acréscimo dos novos ônibus” disse o secretário de educação.
Contente em poder debater com os alunos melhorias para um melhor desempenho na universidade, o chefe de gabinete, Dário Queiroz, disse que “trabalhamos dia a dia para consolidar Quixadá como uma cidade universitária, e para isso buscamos ajudar conforme nossas possibilidades” afirmou Dário.
Por fim, ficou marcada uma audiência pública para discutir a situação dos alunos na próxima quinta-feira, na Câmara Municipal, onde todos os municípios da região beneficiados com as instituições de ensino serão convidados.
Redação do portal Revista Central com informações da Assessoria de Comunicação da PMQ.