Em caso de apagão, Hospital também não dispõe de gerador de energia.
O que deveria está a serviço da população do município de Quixadá e região do Sertão Central cearense, encontram-se simplesmente paralisados pela simples falta de um transformador de energia elétrica com maior potência, para o bom funcionamento dos aparelhos tão uteis em um hospital, mas no Dr. Eudásio Barroso os aparelhos de tomógrafo e Raio-X estão sem funcionar por este fato. Os pacientes que necessitam são os mais prejudicados.
Para ser ter uma ideia o aparelho foi adquirido com recursos próprios do município de Quixadá no ano de 2009. Para a sua instalação fazia necessário a construção de uma sala com todas as exigências dos órgãos de fiscalização da Secretária de Saúde do Estado do Ministério da Saúde. Já o aparelho de Raio-X foi conseguido com recurso do Governo do Estado.
A reportagem do portal Revista Central, falou com o diretor Administrativo Josué Paiva que admitiu que de fato os aparelhos estão sem serventia, mas desde de novembro que já solicitou a mudança do transformador junto a Coelce e até o momento não obteve êxito. “O transformador que fornece energia ao hospital não é suficiente, visto que para o funcionamento desse aparelho (tomógrafo) precisa energia potente”. O diretor disse ainda que tudo o que mais quer é ver esses aparelhos a serviço da população.
A tomografia computadorizada é um exame complementar de diagnóstico por imagem, que consiste numa imagem que representa uma secção ou “fatia” do corpo. É obtida através do processamento por computador de informação recolhida após expor o corpo a uma sucessão de raios X. Seu método principal é estudar a atenuação de um feixe de raios X durante seu trajeto através de um segmento do corpo; no entanto, ela se distingue da radiologia convencional por diversos elementos.
Comente essa matéria e seja nosso seguidor no facebook. / Foto: Ilustração