Quixeramobim é um dos municípios do estado que possui manancial hídrico

compartilhar no:

ZeMaria_visita_campo_Quixeramobim nas últimas três décadas vem aproveitando o potencial hídrico para a produção irrigada.

O presidente da Ematerce – Engrº Agrº José Maira Pimenta visitou neste final de semana, a zona rural do município de Quixeramobim, distrito de Nenelândia, Fazenda Brito, campo de produção de feijão irrigado destinado ao Programa Hora de Plantar da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário. A área visitada corresponde a mais de 200 hectares e pertence aos agricultores Antônio Rodrigues da Silva, Francisca Fátima Vasconcelos e Albenir de Vasconcelos, filiados a Aprosence – Associação dos Produtores de Sementes Selecionadas no Estado do Ceará.

Quixeramobim ao longo de mais de três décadas vem aproveitando o potencial hídrico para a produção irrigada. No total, o município conta com mais 300 km de faixa de terra de aluvião cortados por dois Rios Perenes, o Quixeramobim e o Banabuiú. O primeiro é alimentado pelas águas do açude Fogareiro e o segundo pela barragem do Patú em Senador Pompeu. As terras de aluvião contam também com energia elétrica trifásica além da vocação dos agricultores familiares para este tipo de produção.

Com o implemento de políticas públicas de apoio a atividade produtiva, principal foco da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário em conjunto com a Ematerce, o agricultor tem na atividade, grande potencial para a produção de alimento, indispensável na mesa do brasileiro. A tecnologia utilizada pelos produtores do “Vale do Banabuiú”, possibilitou a inserção dos mesmos no contingente que produz sementes selecionadas, voltada ao uso e distribuição nos programas governamentais.

Comente essa matéria e seja nosso seguidor no facebook.

Crisanto Teixeira
Reportagem / Foto
Jornalista
Jackson Perigoso
Edição
Acesse também o blog Crisanto Teixeira.

Escreva algo