Torcedor já esperava pelo resultado mesmo antes do jogo.
O Vozão foi ao estádio Pituaçu, em Salvador/BA, neste domingo, 04, para encarar o Bahia, na última rodada do Brasileirão Série A 2011. O Ceará, mesmo lutando até o último instante da partida, não conseguiu vencer e saiu de campo com a derrota por 2 a 1. Com o resultado negativo, o Vovô deixou a Série A e em 2012, disputará a segunda divisão do Campeonato Brasileiro.
Ceará começou na pressão. Nos dez primeiros minutos, o Vozão buscou o ataque e teve grande oportunidade de marcar com Osvaldo. Aos cinco minutos, Juca lançou Osvaldo em velocidade, a zaga tentou cortar, mas bobeou. O atacante aproveitou o vacilo do time baiano e chutou em cima de Marcelo Lomba.
A primeira boa oportunidade do Bahia aconteceu aos 13 minutos. E justamente na primeira tentativa, os donos da casa abriram o placar. O meia Camacho, de fora da área, fez 1 a 0.
Após o gol, a partida perdeu em qualidade técnica. O Ceará atacava sem muito perigo. Felipe Azevedo e Osvaldo alternavam nas descidas pela direita e esquerda, mas a bola não chegava com efetividade ao ataque. Já o Bahia, só jogava no contra-ataque. E em uma das descidas, Camacho, quase marcou novamente. Aos 26 minutos, ele desceu em velocidade e se livrou da zaga alvinegra. O meia só parou no goleiro Diego, que fez a defesa em dois tempos e ficou com a bola.
O Bahia estava mais perto de marcar o segundo gol, mas o Ceará quase empatou. Aos 33 minutos, Rudnei acertou a trave, após uma cabeçada. Na sequência, Osvaldo cruzou e Rudnei, cabeceou novamente. A bola saiu pela linha de fundo. Três minutos depois, foi à vez de Michel, tentar o gol, mas não teve sucesso.
Já nos últimos minutos do primeiro tempo, o Ceará dominava as ações no meio-campo, mas o último passe não saia com eficiência. O Bahia continuava se aproveitando disso para ir ao ataque. E foi assim, que marcou o segundo gol, aos 43 minutos. Lulinha recebeu de Camacho e com chute fraco, fez 2 a 0. Os donos da casa ainda comemoravam, quando Felipe Azevedo, aos 45 minutos, da entrada da área, chutou forte e rasteiro, e diminuiu para o Vozão. 2 a 1, em Pituaçu.
Na volta do intervalo, o Ceará tentava pressionar em busca do empate. Aos seis minutos, Rudnei lançou Marcelo Nicácio, que dominou na entrada da pequena área, mas chutou errado. Dois minutos depois, Felipe Azevedo dominou no peito e chutou, mas pegou mal na bola e a defesa ficou fácil para Marcelo Lomba.
Buscando dar um novo fôlego ao Ceará, o técnico Dimas Filgueiras mandou para o jogo Paulinho e Washington, no lugar de Rudnei e Marcelo Nicácio, respectivamente. O Ceará sem pensar em desistir, corria atrás de marcar. Aos 20 minutos, Felipe Azevedo tentou mais uma vez, com chute forte, mas a bola foi para fora. Cinco minutos depois, Washington, Osvaldo e Felipe Azevedo tentaram e quase marcaram.
Com mais volume de jogo, o Ceará continuava atacando. Ao Bahia, só restava se defender. Aos 33 minutos, Osvaldo recebeu de Vicente, limpou a marcação e chutou cruzado, mas Marcelo Lomba fez a defesa. Três minutos depois, foi a vez de Washington, que quase empatou em cabeçada.
Os últimos minutos do jogo, sem pensar em desistir, o Ceará foi para cima e parou qualquer investida do Bahia. Mas sem tempo para mudar o resultado, o Vozão saiu de campo com a derrota por 2 a 1.
Com informações do site Cearasc.com / Foto: Angelo Pontes / Ag. Estado / Edição Revista Central.