Câmara de Quixadá oficializa 17 vereadores para a nova composição em 2013

compartilhar no:

audiencia_aumento_vereadores1Decisão aumentará também o número de concorrentes.

O município de Quixadá, localizado no Sertão Central cearense, teve um acréscimo significativo de sua população ao longo dos últimos 10 anos, um crescimento de 15,72% da população em números absolutos. Segundo o Censo 2010 e sua última totalização, Quixadá chegou aos 80.605 habitantes, antes audiencia_aumento_vereadoresem 2000, a cidade registrava 69.654 habitantes.

Com esse aumento no numero de habitantes do município e segundo o artigo 29-A da Câmara Federal, possibilitará também aumento na composição de parlamentares no legislativo municipal. Atualmente Quixadá conta com 10 vereadores e com esse acréscimo populacional deverá chegar aos 17 representantes nas próximas eleições.

Para debate o assunto a Câmara Municipal de Quixadá, realizou na manhã de ontem, 01, uma audiência pública com a presença de autoridades, bem como com a presença da população. Convidados o Juiz de Direito Eleitoral da Comarca de Quixadá, Dr. Edson Feitosa dos Santos Filho e o promotor, Dr. Francisco Xavier Costa Lima não puderam comparecer ao evento, sendo que a justiça eleitoral ficou representada pelo chefe do cartório eleitoral de Quixadá, Francisco Antônio de Lima. Quem também marcou presença foi o Presidente da União dos Vereadores do Ceará-UVA, Ex-prefeito Ilário Marques, Francisco Deuzinho de Oliveira Filho e o Secretário de Esportes do Ceará, Gony Arruda.

Conforme o líder dos vereadores no Estado, Francisco Deuzinho, com a mudança na composição das Câmaras Municipais, o povo volta a ter uma maior representatividade e garantiu que os cofres públicos não sofrerão com despesas ocasionadas pelo aumento de número de vagas. O presidente da Câmara Municipal de Quixadá, Kleber Júnior, em tom de desabafo disse que agora era a vez daqueles que criticam o poder legislativo municipal, “agora é a vez de pessoas que só fazem criticar, ter a chance de se candidatar e atuar no legislativo municipal”, destacou.

Quem esteve também presente, foi o presidente da Seccional da Ordem dos Advogados no Sertão Central, Dr. Gledson Nascimento, que conforme a sua análise jurídica, o povo terá mais representatividade, “dois princípios serão respeitos o da representatividade e da legitimidade”, analisou.

Matéria Relacionada
Audiência Pública debaterá número de vereadores para a próxima legislatura em Quixadá

Na interpretação do Advogado, Dr. Luiz Fernando Lima, não seria razoável que Quixadá permanecesse com 10 vereadores, “porque o mínimo de vereadores são 9 para municípios acima de 15.000 habitantes, e de 11 para municípios entre 15.000 e 30.000 habitantes, ou seja, se permanecer com dez, Quixadá ficará com representação menor do que os municípios de até 30.000 mil habitantes, o que seria no mínimo desproporcional, afrontando a razoabilidade”. defendeu.

Presente a audiência, presidentes de vários partidos e futuros candidatos, comemoraram a decisão que dará mais chance de angariar o poder legislativo.

Mais Informações:
Câmara Municipal de Quixadá

Endereço: Travessa Tiradentes, 515 – centro
Telefone: (88) 3412.2285
www.camaraquixada.ce.gov.br

Jackson Perigoso
Reportagem
Chico Javali
Fotos



Escreva algo