Lar Sertão Central Vivência “Mestras que Dançam a Tradição” celebra a força feminina na cultura popular nordestina
Sertão CentralÚltimas notícias

Vivência “Mestras que Dançam a Tradição” celebra a força feminina na cultura popular nordestina

1.1k
Vivência “Mestras que Dançam a Tradição”. Foto: divulgação

No dia 26 de agosto, das 08h às 11h, o Sítio Estrela Dalva, em Solonópole, recebe a vivência “Mestras que Dançam a Tradição”, um encontro que valoriza a força das mulheres na preservação da cultura popular nordestina. A ação integra a programação do III Seminário de Patrimônio Cultural do Sertão Central.

A atividade reúne duas referências da tradição: Mestra Lourdes do Coco, guardiã de brincadeiras e rezas sertanejas, e Mestra Zulene Galdino, reconhecida pela sua dedicação à dança popular desde os anos 1970.

As Mestras

Maria de Lourdes Ferreira Alves, a Lourdes do Coco, nascida em 1955, cresceu entre as novenas e as danças de sua comunidade, como o Maneiro-pau e a Dança do Coco. Hoje, mãe de oito filhos e avó de dez netos, mantém vivas essas tradições, transmitindo-as como herança de afeto e resistência.

Mestra Zulene Galdino, do Crato, iniciou sua trajetória cultural em 1975, inspirada pelo pai. Criou grupos de dança, participou de mais de 25 concursos e fundou o Grupo Cintura Fina, em homenagem a Luiz Gonzaga. É referência na preservação da quadrilha junina, da Lapinha e do Maneiro-pau.

A vivência

O público será convidado a partilhar momentos de dança, canto e escuta, vivenciando gestos e histórias que atravessam gerações. Um espaço de encontro e celebração, reafirmando o papel das mulheres como guardiãs da memória e da tradição.

O Seminário é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e da Casa de Saberes Cego Aderaldo, espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Conta com a parceria com a Prefeitura de Solonópole e do Prodeter (Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste), por meio do Centro Cultural Banco do Nordeste e do Governo Federal.

Ação tem apoio do Laboratório de Formação em Cultura Popular Nordestina e Ibérica (LABSUL), através da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC/UECE).

Artigos relacionados

PolicialÚltimas notícias

Operação prende 37 investigados por golpe do falso advogado no Ceará

Uma operação policial resultou na prisão de 37 pessoas investigadas por integrar...

PolicialÚltimas notícias

Jovem morre após colisão entre motocicleta e viatura da Polícia Civil

Um jovem de 21 anos morreu na noite deste domingo (26) após...

PolicialÚltimas notícias

Empresário tem prejuízo de quase R$ 250 mil após celular ser furtado no Fortal

Um empresário teve um prejuízo de R$ 247.716,90 após ter o celular...

Eleições 2026Últimas notícias

Eleições 2026: Quixadá tem mais de 61 mil eleitores aptos a votar este ano

Eleições 2026: O município de Quixadá terá 3 mil eleitores a mais...