Lar Ceará Tribunal de Justiça do Ceará nega liberdade para acusado de traficar drogas em Quixadá
CearáQuixadá

Tribunal de Justiça do Ceará nega liberdade para acusado de traficar drogas em Quixadá

15

2_turma_crminalA defesa ingressou com habeas corpus no TJCE requerendo que o acusado responda em liberdade. Alegou constrangimento ilegal.

A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) negou liberdade para João Batista Araújo dos Santos Filho. Ele é acusado de tráfico de drogas e de tentativa de ingresso de drogas e celulares no interior de estabelecimento prisional. A decisão, proferida nesta terça-feira (26/01), teve a relatoria do desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo.

Segundo o magistrado, a prisão está caracterizada na “gravidade concreta do delito”. Também destacou que, após a “análise minuciosa dos autos percebe-se que a segregação cautelar foi decretada pelo juízo singular, essencialmente, em razão da gravidade da conduta atribuída ao paciente [réu]”.

Conforme denúncia do Ministério Público do Ceará (MP/CE), João Batista foi preso em flagrante no dia 26 de setembro de 2015 tentando jogar drogas e aparelhos celular pelo muro da cadeia do Município de Quixadá, a 158 Km de Fortaleza. O material seria para um recluso do sistema penal.

Com ele foram apreendidos 15 gramas de maconha, quatro gramas de crack, seis comprimidos do tipo “clonazepam”, quatro telefones celulares e acessórios. Em depoimento o réu assumiu que receberia R$ 300,00 para entregar a mercadoria.

A defesa ingressou com habeas corpus (n° 0628977-86.2015.8.06.000) no TJCE requerendo que o acusado responda em liberdade. Alegou constrangimento ilegal em decorrência da ausência de fundamentação da decisão que decretou a prisão preventiva.

Ao analisar o recurso, a 2ª Câmara Criminal negou o pedido. Para o relator, “o fundamento adotado, ao contrário do que ressaltou o impetrante, amolda-se aos requisitos do artigo 312 do CPP, pois a conduta atribuída ao paciente denota extrema ousadia e foge à normalidade, além de fomentar a prática de outros delitos no interior da penitenciária”.

 

Artigos relacionados

QuixadáÚltimas notícias

Quixadá é o município da região com mais bebês registrados sem o nome do pai

Quixadá: Este município lidera, entre todos os 18 municípios que compõem a...

QuixadáÚltimas notícias

Uma semana depois, pediatria da Maternidade de Quixadá continua lotada por casos de Bronquiolite

Quixadá: Uma semana depois do Revista Central alertar para um aparente surto...

QuixadáÚltimas notícias

Quixadá recebe atendimento do CNH Popular a partir desta segunda-feira (26)

O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) atenderá, a partir desta...