Lar Esportes Trabalhador tem direito a ser liberado no horário do jogo do Brasil desta segunda (29)?
EsportesÚltimas notícias

Trabalhador tem direito a ser liberado no horário do jogo do Brasil desta segunda (29)?

115

O jogo do Brasil pelas oitavas de final da Copa do Mundo de 2026, marcado para as 14h da próxima segunda-feira (29), levantou uma dúvida entre trabalhadores: afinal, a empresa é obrigada a liberar os funcionários para acompanhar a partida?

A resposta é não. Para quem trabalha de carteira assinada vale o que está na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que não prevê folga automática em dias de jogos da Seleção Brasileira. Como a data não é considerada feriado nacional, estadual ou municipal, a jornada de trabalho permanece normal, cabendo a cada empresa decidir se adotará alguma flexibilização.

Mas a situação pode variar. Prefeituras e governos estaduais têm a prerrogativa de decretar ponto facultativo para servidores públicos. Foi o que aconteceu no Ceará. O Governador Elmano de Freitas decretou meio-expediente aos trabalhadores do estado na segunda, ou seja, eles trabalham até meio-dia.

Para trabalhadores da iniciativa privada, a ausência sem autorização continua sendo considerada falta injustificada, sujeita a desconto salarial e reflexos no descanso remunerado. A legislação trabalhista prevê abono apenas em situações específicas, como casamento, falecimento de familiares, doação de sangue e convocações judiciais.

Para quem trabalha sem carteira assinada, pode haver uma negociação informal onde o trabalhador é dispensado a faltar mas compensa o horário em outro dia, trabalhando além da sua carga horária habitual.

Muitas empresas costumam recorrer a alternativas como banco de horas, compensação da jornada ou liberação mediante acordo formal entre empregador e empregado. Especialistas recomendam que qualquer ajuste seja registrado por escrito para evitar questionamentos futuros.

Artigos relacionados

QuixadáÚltimas notícias

Prefeitura de Quixadá divulga lista de pré-selecionados para receber casas populares

A Prefeitura de Quixadá, por meio da Fundação de Geração de Emprego,...

NacionalÚltimas notícias

Cursos de pós-graduação no Paraguai deixam centenas de brasileiros sob risco de perder diplomas

Centenas de brasileiros teriam sido atraídos por uma promessa de obter diplomas...

PolicialÚltimas notícias

Homem alcoolizado furta viatura da PRF durante abordagem na BR-116

Um homem em estado de embriaguez foi preso após furtar uma viatura...

CearáÚltimas notícias

Idosa morre depois de ser atacada pelo bode que ela criava no interior do Ceará

Uma idosa de 76 anos morreu na manhã de sábado (8) após...