Lar Sertão Central Escritor de Quixeramobim lança cordel onde Cego Aderaldo desafia ETs de Quixadá em uma cantoria
Sertão CentralÚltimas notícias

Escritor de Quixeramobim lança cordel onde Cego Aderaldo desafia ETs de Quixadá em uma cantoria

116
Poeta cordelista cearense lança novo livro em evento voltado para a cultura popular (foto: Álvaro Bravo Jr/Divulgação)

Quixadá: O que aconteceria se Cego Aderaldo, quixadaense que se tornou um dos maiores nomes da poesia popular nordestina, encontrasse um extraterrestre disposto a desafiá-lo em uma cantoria? Essa é a premissa do novo cordel do mestre da cultura Klévisson Viana, lançado na 7ª Feira do Cordel Brasileiro, em Fortaleza.

A obra, intitulada “Grande peleja de Cego Aderaldo com um extraterrestre nas terras do Quixadá”, transporta o leitor para a Terra dos Monólitos, município que há décadas ocupa lugar de destaque no imaginário ufológico brasileiro por relatos de aparições de objetos voadores não identificados e por sua paisagem marcada por formações rochosas singulares.

Na história, um grupo de visitantes de outros planetas desembarca em Quixadá. Entre eles está Azura, um extraterrestre que aprende a arte da cantoria nordestina e decide medir forças, em versos, com o poeta cearense que completaria 148 anos no último dia 24 de junho.

A combinação entre cordel e ficção científica não é novidade na trajetória de Klévisson Viana. Natural de Quixeramobim, o escritor costuma aproximar personagens do universo popular nordestino de situações inusitadas, criando narrativas que transitam entre a tradição oral e a imaginação fantástica.

O livro está disponível durante a Feira do Cordel Brasileiro, realizada na Caixa Cultural Fortaleza até este domingo (28), e também pode ser adquirido pela internet. Na obra, a pergunta permanece em aberto: diante de um desafio vindo de outro planeta, quem levaria a melhor numa peleja de pé de parede, o mestre dos versos ou o visitante das estrelas?

Artigos relacionados

NacionalÚltimas notícias

Fisioterapeuta é presa suspeita de deformar região íntima de pelo menos sete mulheres em Goiânia

Uma fisioterapeuta foi presa preventivamente nesta segunda-feira (21), em Goiânia, durante uma...

Sertão CentralÚltimas notícias

Solonópole entra no radar do lítio e pode ampliar participação do Ceará na mineração nacional

O município de Solonópole, no Sertão Central do Ceará, ganhou destaque em...

Sertão CentralÚltimas notícias

Motos de romeiros que participavam da motoromaria em Canindé são apreendidas pela PRF

Sertões de Canindé: Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreenderam algumas motocicletas...