Lar Ceará TCE emite parecer prévio para desaprovação de contas de três prefeituras do interior do Ceará
Ceará

TCE emite parecer prévio para desaprovação de contas de três prefeituras do interior do Ceará

225

 

Sede da Prefeitura de Pacajús; Município teve parecer prévio para desaprovação

Três prefeituras do Ceará tiveram suas contas desaprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) em julgamento realizado essa semana pela corte. Assaré, Pacajús e Quiterianópolis tiveram o parecer desfavorável de caráter prévio aplicado pelos juristas cearenses. Os ex-gestores poderão ser passíveis de punições.

Foram consideradas irregulares as contas da gestão de Assaré referente ao ano de 2016, Pacajús, referente ao ano de 2015 e Quiterianópolis, referente ao ano de 2014. Os processos analisados pelo TCE Ceará podem ser consultados através da ferramenta Contexto, na página principal do Portal.

Na cidade de Assaré o TCE verificou que não constavam na dívida ativa do município os valores dos débitos que foram imputados à gestão até aquele ano, nos acórdãos que foram prolatados pelo Tribunal. O parecer prévio foi emitido pelo conselheiro Ernesto Saboia que considerou a conduta uma falha de natureza grave.

Já em Pacajús o TCE detalhou que a desaprovação nas contas ocorreu em função do “descumprimento com o gasto de pessoal, conforme prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Além disso, conjunto de recomendações foi enviada à atual administração municipal, dentre elas o cumprimento do limite de 54% sobre a Receita Corrente Líquida (RCL) estipulado na LRF para os gastos com despesa de pessoal do Poder Executivo e a implementação de meios de controle, com o fim de evitar inconsistências entre as informações remetidas ao Tribunal de Contas”.

Com os pareceres emitidos, os prefeitos e ex-prefeitos poderão ser alvo de punições e de sanções administrativas, como suspensão dos direitos políticos e em alguns casos, a devolução de valores para os cofres municipais, além do pagamento de multas.

Artigos relacionados

CearáÚltimas notícias

Justiça absolve coronel aposentado da PM acusado de abusar sexualmente do próprio filho

A Justiça do Ceará absolveu um coronel aposentado da Polícia Militar acusado...

CearáÚltimas notícias

Juíza manda fábrica de jeans em Fortaleza reintegrar 22 funcionários demitidos após vitória de Lula

Vinte e dois funcionários da fábrica de confecções Gout Jeans, em Fortaleza,...

CearáÚltimas notícias

Tragédia: Colisão entre ambulância e caminhão deixa paciente de 68 anos morta

Uma mulher de 68 anos morreu e outras três pessoas ficaram feridas...

CearáÚltimas notícias

Colisão entre caminhões deixa um morto e feridos na CE-138, em Morada Nova

Um acidente envolvendo dois caminhões terminou com a morte de um homem...