O 3º sargento da Polícia Militar do Ceará, Francisco José Pio Júnior, foi preso em flagrante após agredir o subtenente Roberto Pereira Guedes dentro do quartel da 2ª Companhia do 34º Batalhão da PM, no município de Várzea Alegre, no interior do Ceará. O caso aconteceu na manhã do último sábado (16).
De acordo com informações do auto de prisão em flagrante, o subtenente deixava a unidade militar após encerrar o serviço quando foi surpreendido pelo sargento, que desferiu socos no rosto e na boca da vítima, provocando sangramento.
Um outro policial militar que presenciou a agressão conseguiu intervir, recolheu a arma do suspeito e deu voz de prisão ao sargento ainda dentro do quartel. Em nota, a Polícia Militar do Ceará confirmou a prisão e informou que o agente foi autuado por agressão a superior hierárquico, permanecendo recolhido no presídio militar.
Segundo relato da vítima, o desentendimento teria sido motivado por conflitos anteriores envolvendo mensagens enviadas pela esposa do sargento ao subtenente. Entretanto, durante o interrogatório, o militar preso optou por permanecer em silêncio e não confirmou a versão apresentada.
Na audiência de custódia realizada neste domingo (17), a Justiça decretou a prisão preventiva do sargento. A decisão destacou a necessidade de preservar a hierarquia e a disciplina militar, além de garantir a ordem pública e o andamento das investigações.
Trechos da decisão judicial apontam que a agressão demonstrou “acentuada agressividade e descontrole emocional”, ressaltando ainda que a vítima foi atacada de surpresa, sem chance de reação. O magistrado também considerou que a libertação imediata do militar poderia comprometer a credibilidade da disciplina dentro da corporação e estimular sensação de impunidade entre a tropa.
