Quixeramobim: Este Município da região Central do estado, aparece como o primeiro entre os que compõem o Sertão Central, na lista das cidades cearenses com o melhor índice de desenvolvimento socioeconômico, elaborada pela Firjan. Os dados referem-se ao ano de 2023.
Intitulado Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), o cálculo considera os índices dos 184 municípios do Ceará em três áreas de governabilidade: saúde, educação e emprego & renda.
Faz bem lembrar que esse índice não tem relação com o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), cálculo que é feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O IFDM é um estudo independente da Firjan, que traça o perfil financeiro e social de cada cidade cearense.
Eusébio foi o município do Ceará com o melhor índice, obtendo 0,82 no IFDM. Quixeramobim aparece no 18º lugar da lista e é o primeiro do Sertão Central entre as 18 primeiras cidades listadas.
No outro extremo do cálculo, entre os municípios com o pior IFDM aparece Paramoti, considerando os municípios da região Central. Ele está na 180ª posição, atrás somente de Tururu, Lavras da Mangabeira, Ipaumirim e Quixelô.