Lar Quixadá Quixadá tem mais de 1.300 pacientes com diagnóstico de TEA; Sertão Central acumula 7 mil casos
QuixadáÚltimas notícias

Quixadá tem mais de 1.300 pacientes com diagnóstico de TEA; Sertão Central acumula 7 mil casos

413

Região Central: O município de Quixadá registrou o maior número de pessoas com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Sertão Central do Ceará, de acordo com dados do Censo Demográfico 2022 do IBGE. Ao todo, foram 1.361 pessoas identificadas com o diagnóstico no município.

Além de Quixadá, outros três municípios da região concentram os maiores quantitativos de pessoas com autismo: Canindé, com 398 casos diagnosticados; Quixeramobim, com 926 casos, e Boa Viagem, com 734 pacientes com TEA.

No outro extremo está Deputado Irapuan Pinheiro e Ibaretama, com 46 e 77 diagnósticos de TEA, respectivamente. Foram os únicos municípios do Sertão Central com menos de 100 casos confirmados, de acordo com a projeção do IBGE. Os dados completos estão na tabela abaixo.

Considerando todos os 19 municípios do Sertão Central listados na base de dados do Instituto, a soma de pessoas diagnosticadas com autismo chega a 7.098. Os dados incluem tanto crianças quanto adultos e refletem a crescente visibilidade e diagnóstico do transtorno em diversas faixas etárias.

No total, o estado do Ceará contabiliza 126.548 pessoas com diagnóstico de autismo. O dado estadual faz parte do universo de mais de 2,4 milhões de pessoas diagnosticadas no Brasil, conforme registrado no levantamento de 2022.

Artigos relacionados

PolicialÚltimas notícias

PRF prende motorista que levava drogas e lança-perfume para carnaval em Itatira

Região Central: Um motorista de aplicativo foi preso na BR-020 transportando garrafas...

QuixadáÚltimas notícias

CarnaKids acontece neste domingo (15) em Quixadá com programação especial para criançada

Quixadá: A alegria do Carnaval vai tomar conta dos pequenos foliões de Quixadá...

Sertão CentralÚltimas notícias

Quixeramobim, Deputado Irapuan Pinheiro e Quixadá registram maiores chuvas da região

Região Central: Quixeramobim, Deputado Irapuan Pinheiro, Pedra Branca e Quixadá registraram os...

PolicialÚltimas notícias

Quase 200 policiais militares reforçam segurança do carnaval nos municípios do Sertão Central

Região Central: Um total de 181 policiais militares estão atuando no esquema...