Lar Quixadá Adagri investiga suspeita de gripe aviária em criação de aves em Quixadá
QuixadáÚltimas notícias

Adagri investiga suspeita de gripe aviária em criação de aves em Quixadá

487
Caso é acompanhado pela Adagri (Foto: Italo Melo/Pexels/Reprodução)

Quixadá: A Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) investiga uma suspeita de gripe aviária em uma criação de aves localizada na comunidade de Bom Fim, no município de Quixadá, no Sertão Central. As aves apresentaram dificuldade respiratória, secreção nasal e parte delas foi encontrada morta, segundo informações do órgão.

As informações foram divulgadas pelo jornal Diário do Nordeste nesta quarta-feira (28). Por enquanto, o caso é investigado sob a condição de suspeita. Por esse contexto, a Adagri enfatiza que não há razão para qualquer medida particular por parte da população, até que o resultado do laudo não seja revelado.

Durante o atendimento, as equipes da Adagri realizaram necropsia nos animais e coleta de amostras, que foram enviadas ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), para análise. O órgão aguarda o resultado para confirmar ou descartar a presença do vírus da Influenza Aviária.

Além de Quixadá, outro caso suspeito foi registrado em Icapuí, no litoral leste do Ceará, envolvendo uma ave migratória encontrada debilitada. A notificação anterior em Salitre, no interior do estado, foi descartada após análise laboratorial.

Em caso de confirmação, a Adagri informa que seguirá o plano de contingência, que prevê eliminação das aves na propriedade, monitoramento em um raio de até 10 km e outras medidas de controle. O objetivo é reduzir possíveis impactos econômicos e sanitários nas criações de subsistência e comerciais da região.

Artigos relacionados

PolicialÚltimas notícias

Operação prende 37 investigados por golpe do falso advogado no Ceará

Uma operação policial resultou na prisão de 37 pessoas investigadas por integrar...

PolicialÚltimas notícias

Jovem morre após colisão entre motocicleta e viatura da Polícia Civil

Um jovem de 21 anos morreu na noite deste domingo (26) após...

PolicialÚltimas notícias

Empresário tem prejuízo de quase R$ 250 mil após celular ser furtado no Fortal

Um empresário teve um prejuízo de R$ 247.716,90 após ter o celular...

Eleições 2026Últimas notícias

Eleições 2026: Quixadá tem mais de 61 mil eleitores aptos a votar este ano

Eleições 2026: O município de Quixadá terá 3 mil eleitores a mais...