Lar Quixadá Quixadá decreta situação de emergência por estiagem e alega perda da safra na agricultura
QuixadáÚltimas notícias

Quixadá decreta situação de emergência por estiagem e alega perda da safra na agricultura

1.7k
Efeitos da Estiagem no Sertão (Foto ilustrativa: Diego Baravelli)

A Prefeitura de Quixadá decretou situação de emergência por estiagem. O decreto foi publicado no Diário Oficial da Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece) em 1º de setembro e revisado no dia 3.

O texto aponta que a seca comprometeu o abastecimento de água em localidades do município e colocou a população rural em situação de vulnerabilidade.

O município registrou a perda de 85% da área cultivada de milho e feijão neste ano. Foram 5 mil hectares plantados e 4.250 não chegaram a brotar por falta de chuva, afetando diretamente 12 distritos da cidade.

Ainda segundo o decreto, as perdas atingem cerca de 8 mil agricultores, que cultivam em média de 0,6 a 1 hectare cada.

A decretação da situação de emergência foi feita pela própria prefeitura, mas não foi reconhecida pelo Governo Federal. Há casos em que um município solicita a decretação de um determinado estágio (seca ou estiagem) à União, que quando reconhece a situação, publica a medida no Diário Oficial da União. No caso de Quixadá a medida foi publicada no Diário Oficial dos Municípios.

Segundo dados da gestão municipal, 8.661 moradores foram impactados pela estiagem, o que corresponde a 7,6% da população estimada em 88.846 habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Artigos relacionados

CearáÚltimas notícias

Empresário encontra cantor em situação de rua e promete investir em sua carreira musical

O empresário goiano Rafael Cabral encontrou, em Fortaleza, o cantor Tiago Viana,...

CearáÚltimas notícias

Procon Ceará multa plataforma de apostas em R$ 850 mil por falha em sistema de autoexclusão

O Procon Ceará aplicou uma multa administrativa de R$ 850.327,20 à empresa...

CearáÚltimas notícias

Operação investiga suposta atuação de facção criminosa nas eleições de 2024 em Ocara

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Ceará (Ficco/CE) deflagrou,...

PolicialÚltimas notícias

Homem é preso em Quixadá suspeito de abuso sexual contra criança de apenas 2 anos

Quixadá: Um homem de 59 anos foi preso nesta segunda-feira (27), em...