Lar Sertão Central Quase 5 mil raios já caíram no Sertão Centra este ano, segundo Enel
Sertão CentralÚltimas notícias

Quase 5 mil raios já caíram no Sertão Centra este ano, segundo Enel

490
(Foto: @quixada.ce)

Região Central: O Sertão Central do Ceará já contabiliza 4.496 descargas elétricas em 2026, segundo levantamento com base no monitoramento de raios no estado.

Os dados indicam concentração significativa de raios em cidades do Sertão Central, como Quixadá, Quixeramobim, Canindé, Itatira e Solonópole, que vêm registrando episódios recorrentes de chuvas acompanhadas de descargas elétricas.

Do total já contabilizado este ano, 1.056 ocorrências foram registradas apenas entre a última quarta-feira (4) e quinta-feira (5), período marcado por instabilidade atmosférica e chuvas em diferentes municípios da região.

O aumento no número de raios está associado às condições típicas da quadra chuvosa, quando há maior formação de nuvens de tempestade. A incidência elevada reforça o alerta para riscos à população, especialmente em áreas abertas, zonas rurais e locais com redes elétricas expostas.

Em nota, a Enel Distribuição Ceará orienta que, durante tempestades com raios, as pessoas evitem permanecer em áreas abertas, não se abriguem debaixo de árvores, postes ou estruturas metálicas e desliguem aparelhos eletrônicos da tomada. A recomendação é buscar locais fechados e seguros até o fim da instabilidade.

A distribuidora também alerta para que a população mantenha distância de fios caídos ou instalações danificadas e acione os canais oficiais da empresa ou a Defesa Civil em caso de ocorrências relacionadas à rede elétrica. O acompanhamento das condições climáticas é apontado como medida essencial para reduzir riscos durante períodos de maior atividade elétrica.

Artigos relacionados

PolicialÚltimas notícias

Operação “Irmão Lobo” prende suspeitos de fraude em concurso da Polícia Civil do Ceará

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) deflagrou, nas primeiras horas...

PolicialÚltimas notícias

Filha é condenada por se apropriar da aposentadoria da mãe idosa em Quixadá

A Justiça condenou Ana Cristina de Araújo a 2 anos, 8 meses...

QuixadáÚltimas notícias

Irmãos que atacaram jovem de Quixeramobim que teve mãos decepadas são transferidos da cadeia de Quixadá

Os irmãos Evangelista Rocha dos Santos, 34, e Ronivaldo Rocha dos Santos,...

Sertão CentralÚltimas notícias

Município de Solonópole passa a receber retransmissão de sinal de TV digital

Região Central: Mais de 18 mil moradores de Solonópole vão ser beneficiados com...