Lar Sertão Central Quase 5 mil raios já caíram no Sertão Centra este ano, segundo Enel
Sertão CentralÚltimas notícias

Quase 5 mil raios já caíram no Sertão Centra este ano, segundo Enel

474
(Foto: @quixada.ce)

Região Central: O Sertão Central do Ceará já contabiliza 4.496 descargas elétricas em 2026, segundo levantamento com base no monitoramento de raios no estado.

Os dados indicam concentração significativa de raios em cidades do Sertão Central, como Quixadá, Quixeramobim, Canindé, Itatira e Solonópole, que vêm registrando episódios recorrentes de chuvas acompanhadas de descargas elétricas.

Do total já contabilizado este ano, 1.056 ocorrências foram registradas apenas entre a última quarta-feira (4) e quinta-feira (5), período marcado por instabilidade atmosférica e chuvas em diferentes municípios da região.

O aumento no número de raios está associado às condições típicas da quadra chuvosa, quando há maior formação de nuvens de tempestade. A incidência elevada reforça o alerta para riscos à população, especialmente em áreas abertas, zonas rurais e locais com redes elétricas expostas.

Em nota, a Enel Distribuição Ceará orienta que, durante tempestades com raios, as pessoas evitem permanecer em áreas abertas, não se abriguem debaixo de árvores, postes ou estruturas metálicas e desliguem aparelhos eletrônicos da tomada. A recomendação é buscar locais fechados e seguros até o fim da instabilidade.

A distribuidora também alerta para que a população mantenha distância de fios caídos ou instalações danificadas e acione os canais oficiais da empresa ou a Defesa Civil em caso de ocorrências relacionadas à rede elétrica. O acompanhamento das condições climáticas é apontado como medida essencial para reduzir riscos durante períodos de maior atividade elétrica.

Artigos relacionados

PolicialÚltimas notícias

Operação Lotus cumpre prisões e mandados contra grupo investigado por lavagem de dinheiro e tráfico

  Um trabalho de inteligência coordenado pela Polícia Civil do Estado do...

CearáÚltimas notícias

‘DNA do lixo’ identifica oficina que fez descarte irregular de materiais em Fortaleza

Uma técnica de rastreamento conhecida como “DNA do lixo” permitiu à Agência...

PolicialÚltimas notícias

Cearense é encontrada morta no Rio de Janeiro; ex-companheiro é preso suspeito de feminicídio

Uma mulher cearense identificada como Monalisa de Amorim Pereira, de 30 anos,...

PolicialÚltimas notícias

Professor de Canindé é investigado por abusar sexualmente de aluno dentro do campus do IFCE

Sertões de Canindé: A Polícia Civil e o Ministério Público do Ceará...