Lar Ceará Açude em Morada Nova é o primeiro do Ceará a sangrar em 2026
CearáÚltimas notícias

Açude em Morada Nova é o primeiro do Ceará a sangrar em 2026

632
Sangria do Curral Velho, neste domingo (8) (Foto: Deyved Viana)

Vale do Jaguaribe: O açude Curral Velho, localizado no município de Morada Nova, tornou-se o primeiro reservatório a sangrar em 2026 no Ceará, em meio às chuvas que marcam o início da quadra chuvosa no estado, segundo dados do Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh) divulgados nesse domingo (8).

O registro foi confirmado no Portal Hidrológico do Ceará no início da noite, com o Curral Velho atingindo sua capacidade máxima de acumulação de água pela primeira vez no ano.

Entre os 144 reservatórios monitorados, ele foi o único com volume superior a 90% da capacidade, enquanto 41 outros ainda se mantêm com menos de 30% do armazenamento.

As chuvas que contribuíram para a sangria do açude foram registradas em grande parte do estado, com 127 dos 184 municípios contabilizando precipitações entre o sábado (7) e o domingo (8), de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A previsão para o início da semana indica que as instabilidades devem perder força, com chuvas mais isoladas e distribuídas em diferentes regiões.

Artigos relacionados

PolicialÚltimas notícias

Suspeito de matar a própria mãe em Morada Nova é preso por feminicídio e ameaça contra tia

Uma ação conjunta da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e da Polícia...

PolicialÚltimas notícias

Homem com mandado de prisão em aberto é preso durante ação do BPRaio em Ibaretama

Região Central: Um homem de 28 anos foi preso na tarde de...

PolicialÚltimas notícias

Suspeito é preso com revólver e seis munições na zona rural de Quixadá

Quixadá: Um revólver calibre 38 com seis munições intactas foi apreendido pela...