O professor Gean Rodrigues Passos, de 41 anos, encontrado morto na tarde desta quinta-feira (9) na zona rural de Tianguá, na Serra da Ibiapaba, foi arremessado de um penhasco de cerca de 40 metros de altura, segundo o Grupamento de Resgate Municipal. O caso é investigado como homicídio, e um adolescente de 17 anos foi apreendido por suspeita de participação no crime.
Gean estava desaparecido desde a segunda-feira (6). Durante as buscas, documentos do professor foram localizados em uma área rural na terça-feira (7), e o carro dele foi encontrado mais tarde, em outro bairro do município.
Na madrugada de quinta-feira, o adolescente foi apreendido pela Polícia Civil e confessou envolvimento no assassinato. De acordo com apuração da TV Verdes Mares, o jovem afirmou que, com a ajuda de outra pessoa, levou o corpo até o penhasco e o lançou do local.
Resgate em área de difícil acesso
Após a confissão, o adolescente indicou o ponto onde o corpo havia sido deixado. Equipes do Corpo de Bombeiros e do Resgate Municipal de Tianguá foram ao local e realizaram uma operação complexa para recuperar o corpo, utilizando cordas e técnicas de rapel para descer os 40 metros de altura.
“O resgate foi muito difícil, porque o corpo estava em um local de difícil acesso, frequentado apenas por aventureiros. É uma área muito rochosa, com cerca de 40 a 50 metros de altura. Iniciamos o resgate por volta das 10h e concluímos às 14h”, relatou Reginaldo Ferreira, integrante da equipe de resgate.
Investigações continuam
A Polícia Civil do Ceará segue investigando o caso para localizar o segundo suspeito, que teria ajudado no transporte do corpo. Também há indícios de que uma terceira pessoa tenha auxiliado na tentativa de ocultar o veículo do professor.
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou, em nota, que o adolescente foi apreendido por ato infracional análogo a homicídio e permanece à disposição da Justiça.
Luto em Tianguá
Gean Passos era professor de Matemática e já havia atuado como coordenador e diretor escolar. Em solidariedade, a Prefeitura de Tianguá decretou luto oficial de três dias e suspendeu as aulasda rede municipal nesta sexta-feira (10) e sábado (11).
“É com profunda tristeza e pesar que a Prefeitura Municipal de Tianguá lamenta o falecimento de Gean Passos. Neste momento de luto, prestamos nossas mais sinceras condolências e solidariedade aos familiares e amigos”, diz a nota divulgada pela administração municipal.