Lar Política PRD ajuíza ação contra PT de Choró por suposta candidatura feminina laranja nas Eleições de 2024
PolíticaQuixadáÚltimas notícias

PRD ajuíza ação contra PT de Choró por suposta candidatura feminina laranja nas Eleições de 2024

1.2k
Professora Valdisia foi candidata pelo PT e teve apenas 6 votos (foto: material de campanha)

Região Central: O Partido Renovação Democrática (PRD) ajuizou uma ação de investigação judicial eleitoral contra todos os candidatos a vereador do Partido dos Trabalhadores de Choró. Alegando que a sigla petista supostamente burlou a cota de gênero feminina de 30%. O PT obteve 963 votos em 2024 e nega qualquer uso de candidatura laranja.

Professora Josiana foi a única eleita pelo PT com 391 votos, no entanto, a Professora Valdisia obteve apenas 06 e o PRD garante que ela não apresentou qualquer ato de campanha. “O partido com o afã de tentar preencher os 30% mesmo sem possuir candidatas femininas, optou por tentar fraudar a cota de maneira superficial com a indicação de Valdisia Araújo Prudêncio como candidata, apenas para preencher o percentual exigido por lei.” Escreveu o advogado a justiça.

Ainda segundo a representação, além disso, na rede social da referida candidata, não há ato de campanha ou participação em atos de campanha de aliados políticos. “A candidata, praticamente em momento algum, sequer mencionou sua candidatura, numa completa ausência de pedido de votos e menção à sua candidatura, nem mesmo ao seu número na urna”.

Em sua defesa, a professora Valdisia garante que tais alegações são manifestadamente inverídicas, pois no decorrer do período de campanha, a candidata exerceu atos próprios à sua candidatura, realizou atos de campanha através de visita casa a casa, atividades de rua, distribuição de santinhos, dentre outras atividades inerentes ao pleito eleitoral.

Valdisia cita ainda que o material de campanha (santinhos) foi custeado pela campanha majoritária e doado aos candidatos a mesma quantidade, não havendo, portanto, favorecimento a nenhuma candidatura, sendo que os mesmos contam da prestação de contas do candidato à prefeito.

A ação tramita na 6ª zona eleitoral de Quixadá ainda na fase inicial e deve demorar alguns meses para o julgamento.

Artigos relacionados

Eleições 2026Últimas notícias

Ceará terá proibição de bebidas alcoólicas durante o primeiro turno das eleições neste domingo

Quem pretende comercializar ou consumir bebidas alcoólicas em estabelecimentos abertos ao público...

PolicialÚltimas notícias

Homem com autismo morre vítima de bala perdida dentro de casa no Ceará

Um homem de 48 anos morreu depois de ser atingido por um...

Educação & VestibularÚltimas notícias

UniCatólica anuncia Odontologia noturno e retoma curso de Engenharia de Produção em 2027

A UniCatólica anunciou, na última quarta-feira (30), duas novidades para 2027: a...

PolicialÚltimas notícias

Criminosos invadem sítio e matam homem a tiros em Solonópole

Região Central: Um homem de idade não divulgada, foi morto a tiros...