A Polícia Militar do Ceará (PMCE) resgatou, em duas ocorrências distintas, um quandu-de-baturité (porco-espinho) e um tamanduá-mirim em Guaramiranga e Itapiúna – ambas localizadas na Área Integrada de Segurança Pública 29 (AIS 29). As ações aconteceram nesse domingo (01).
Durante a tarde, uma equipe do Batalhão de Policiamento de Meio Ambiente (BPMA/PMCE) foi acionada após um tamanduá-mirim ser capturado por um morador da região no município de Itapiúna. O morador entrou em contato com o BPMA, para dar a destinação mais adequada ao animal.
Foi realizado o resgate do referido animal, onde o mesmo foi encaminhado ao Sítio Tibagi para ser avaliado clinicamente por um veterinário. O animal apresentou está debilitado, sendo necessário cuidados. O animal foi encaminhado ao Instituto Pró-Silvestre, ONG parceira da PMCE, onde passará por avaliação e cuidados antes de ser reintroduzido em seu habitat natural.
Outro resgate
Mais cedo, pela manhã, os policiais foram chamados para resgatar um quandu-de-baturité (porco-espinho) que havia entrado em uma chácara. A equipe realizou o resgate seguro do animal silvestre e constatou que ele estava em boas condições de saúde. Por isso, o animal foi devolvido a um local adequado em seu habitat natural, distante de áreas habitadas.
