Lar Sertão Central 258 mil raquetes de palma forrageira são distribuídas à produtores de Banabuiú pela Ematerce
Sertão CentralÚltimas notícias

258 mil raquetes de palma forrageira são distribuídas à produtores de Banabuiú pela Ematerce

323

Região Central: 258 mil raquetes de palma foram distribuídas a produtores rurais de Banabuiú. É a maior quantidade já distribuída no município desde 2020. O trabalho é coordenado pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce).

A palma forrageira é reconhecida como uma das principais alternativas para a alimentação animal em regiões semiáridas por sua alta resistência à seca, reduzindo custos com ração e garantindo maior segurança alimentar aos produtores.

De acordo com o diretor da Ematerce em Banabuiú, Clériston Aurélio, cerca de 100 famílias que possuem atividade de produção rural, foram beneficiadas. “A luta do homem do campo não é fácil, e a palma se torna importante porque garante suporte alimentar devido a pouca necessidade de água”, explica.

A quantia enviada para ser distribuída em Banabuiú em 2026 é maior, inclusive, do que a soma do que foi distribuído entre os anos de 2020 e 2025. Em 2023 e 2025 não houve sequer distribuição das palmas, segundo dados apresentados por Clériston.

A gestão local da Ematerce diz ter feito uma mobilização com os agricultores e a distribuição ocorria em pontos centrais das próprias comunidades, diferente do que ocorria em anos anteriores, quando a palma era deixada na sede e os agricultores tinham que vir até a zona urbana para levar o alimento para os animais.

Para ter direito ao alimento, os agricultores precisam ter o Cadastro da Agricultura Familiar, fazer o cadastro da semente e solicitar um semestre antes. “O trabalho de divulgação fez com que todas fossem distribuídas. Tanto, que a procura por palma continua”, explica Clériston.

Artigos relacionados

NacionalÚltimas notícias

Oscar Schimidt, jogador conhecido como ‘Mão Santa’ e que popularizou basquete, morre aos 68 anos

O ex-jogador de basquete, Oscar Schimidt, morreu nesta sexta-feira (17), aos 68...

NacionalÚltimas notícias

Professor temporário tem direito ao piso salarial do magistério, decide STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o piso salarial nacional para...

PolicialÚltimas notícias

Polícia flagra “gato” de energia e prende três suspeitos em bairros de Quixadá

  Uma ação integrada realizada entre a Polícia Civil do Estado do...

PolicialÚltimas notícias

Homem que tentou matar duas irmãs a facadas dentro de ônibus escolar em Canindé é preso

Sertões de Canindé: A Polícia Civil prendeu o principal suspeito de uma...