Lar Quixadá Parceria internacional torna UniCatólica a primeira instituição do Brasil em autossuficiência energética
QuixadáÚltimas notícias

Parceria internacional torna UniCatólica a primeira instituição do Brasil em autossuficiência energética

116

Quixadá: O Centro Universitário Católica de Quixadá – UniCatólica deu um passo histórico rumo à inovação energética e à sustentabilidade. Na manhã desta quinta-feira, 14 de maio, a instituição oficializou a assinatura do memorando de cooperação com empresas nacionais e internacionais para a implantação do sistema BESS (Battery Energy Storage System), tecnologia de armazenamento inteligente de energia considerada uma das mais modernas e estratégicas do mundo.

Com a iniciativa, a UniCatólica torna-se a primeira instituição de ensino do Brasil a adotar a tecnologia BESS em um projeto de autossuficiência energética em
capacidade plena, com utilização de subestação própria e armazenamento de energia limpa para abastecimento integral do campus.

O acordo reúne a expertise de empresas de referência no setor energético e tecnológico. Participam da parceria a Huawei, gigante global de tecnologia e inovação,
que vem ampliando sua atuação em soluções voltadas à energia renovável e ao armazenamento inteligente por meio dos sistemas BESS; a HDT Energy, parceira na
distribuição das soluções; a HI Engenharia, responsável pelo desenvolvimento comercial, elaboração do projeto e homologação da iniciativa; e a DH Solar, empresa
quixadaense responsável pela execução do projeto.

Mais do que um avanço tecnológico, a assinatura do memorando simboliza a convergência entre educação, inovação, sustentabilidade e desenvolvimento regional. O
projeto posiciona a UniCatólica ao lado das grandes tendências globais de responsabilidade ambiental e eficiência energética, reforçando o compromisso
institucional com práticas sustentáveis e com uma formação acadêmica conectada às demandas do presente e do futuro.

A solenidade contou com a presença do Chanceler da UniCatólica e Bispo Diocesano de Quixadá, Dom Aurélio Pinto de Sousa, do reitor Prof. Pedro Rafael, do
vice-reitor Pe. Adriano Nascimento, além de membros da reitoria, colaboradores da instituição e representantes de empresas e organizações da região.

Entre os convidados estiveram Hector Wang, representante da Huawei vindo diretamente da China para a assinatura do acordo; David Holanda da DH Solar;
Nicholas Felipe da Hi Engenharia; e Christian Queiroz da HDT Energy.

A implantação do sistema representa um marco não apenas para a UniCatólica, mas também para o Sertão Central cearense, consolidando a região como
protagonista em iniciativas voltadas à transição energética e à adoção de soluções sustentáveis de alta tecnologia.

Artigos relacionados

InternacionalÚltimas notícias

Agência americana confirma que asteroide vai passar próximo a terra neste sábado (27)

Um asteroide passará próximo à Terra neste sábado (28) segundo a Agência...

PolicialÚltimas notícias

Mulher morre atropelada na manhã deste sábado (27) em Quixadá

Quixadá: Uma mulher foi atropelada e morta nas primeiras horas da manhã...

QuixeramobimÚltimas notícias

Por que a morte de crianças, como a menina Laurinha em Quixeramobim, causa tanta comoção?

De tempos em tempos somos tomados por uma forte comoção com acontecimentos...