Lar Ceará Operação da PF mira mais de 40 pessoas no Ceará em combate de abuso sexual infantil
Ceará

Operação da PF mira mais de 40 pessoas no Ceará em combate de abuso sexual infantil

225
Agentes realizaram operações nas cidades de Fortaleza, Itapipoca e Aracati (Foto: PF)

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (26) a Operação Inocência Protegida VII , com o objetivo de combater o compartilhamento de material de abuso sexual infantil em grupos de aplicativos de mensagens. A ação foi motivada por denúncias recebidas por meio do portal Comunica PF, que denunciaram crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes.

A investigação envolveu 41 linhas telefônicas envolvidas na propagação de material ilícito, incluindo três vinculadas ao estado do Ceará. Em cumprimento a mandatos de busca e apreensão expedidos pela Justiça, os agentes realizaram operações nas cidades de Fortaleza, Itapipoca e Aracati.

Durante a operação, dispositivos eletrônicos, mídias digitais e outros materiais foram coletados e serão submetidos a análise pericial. O objetivo é confirmar a autoria dos crimes, identificar possíveis vítimas e aprofundar as investigações.

Um dos investigados tentou destruir tentativas ao jogar seu celular na caixa de descarga de um sanitário. O aparelho, no entanto, foi recuperado pelos agentes federais, reforçando as provas contra os suspeitos.

As autoridades enfatizaram a gravidade dos crimes investigados e reforçaram a importância da denúncia por parte da população. “Esse tipo de crime atinge diretamente a vulnerabilidade de crianças e adolescentes. A sociedade precisa estar vigilante para que possamos reforçar esses atos com rigor”, destacou a Polícia Federal em nota.

A Operação Inocência Protegida já está em sua fase sétima, refletindo os esforços contínuos da PF no enfrentamento de crimes contra a dignidade sexual. Os investigados poderão responder por crimes como posse, compartilhamento e produção de material envolvendo abuso sexual infantil, além de possível associação criminosa. As penas podem ultrapassar 15 anos de prisão.

Artigos relacionados

CearáÚltimas notícias

Justiça determina indenização de R$ 50 mil a paciente que teve intestino perfurado durante cirurgia

Uma paciente que sofreu uma perfuração intestinal durante uma cirurgia para retirada...

CearáÚltimas notícias

Justiça absolve coronel aposentado da PM acusado de abusar sexualmente do próprio filho

A Justiça do Ceará absolveu um coronel aposentado da Polícia Militar acusado...

CearáÚltimas notícias

Juíza manda fábrica de jeans em Fortaleza reintegrar 22 funcionários demitidos após vitória de Lula

Vinte e dois funcionários da fábrica de confecções Gout Jeans, em Fortaleza,...