A polícia tem avançado em um trabalho de inteligência a nível nacional, para identificar códigos usados por pedófilos e abusadores para disfarçar comunicações de exploração sexual infantil em redes sociais.
O avanço ocorre em meio ao aumento de denúncias de abuso e exploração de crianças e adolescentes no ambiente virtual e a presença dos emojis em comentários pode indicar tentativas de aliciamento.
Segundo as investigações, os criminosos utilizam os recursos visuais em comentários de publicações de crianças para se identificar de forma indireta, e trocar conteúdos ilegais. Entre os símbolos decifrados estão o emoji de macarrão 🍜, usado pela semelhança entre “Noodles” e “Nudes”, e o de milho 🌽, relacionado ao termo “Porn” no inglês.
Já o espiral azul 🌀 indica interesse em imagens de meninos, enquanto o coração dentro de outro 💗 e o queijo 🧀 remetem à busca por imagens de meninas.
Outros ícones como bala 🍬, pirulito 🍭 e pizza 🍕 aparecem em comentários para demonstrar interesse em fotos ou vídeos publicados por crianças, além de funcionarem como tentativa de aproximação.
Num contexto de conversas entre adultos e pessoas conhecidas, o uso desses recursos visuais não significam nenhum indício. Porem, quando usados em uma conversa entre uma pessoa recém conhecida no mundo virtual e uma criança, aí sim, elas trazem as indicações que as autoridades alertam.
Estudos apontam que a maioria dos jovens desconhece os significados ocultos, o que aumenta a vulnerabilidade. Especialistas reforçam a necessidade de atenção de pais e educadores, além da promoção de diálogos sobre segurança digital.
