Lar Sertão Central Nenhum município do Sertão Central apresenta risco transmissão de casos de dengue
Sertão CentralÚltimas notícias

Nenhum município do Sertão Central apresenta risco transmissão de casos de dengue

88

Região Central: Nenhum dos 18 municípios do Sertão Central aparece na relação das cidades classificadas com risco de transmissão de dengue. O dado consta em levantamento realizado pelo Diário do Nordeste com base em informações do IntegraSUS e no Informe Operacional de Arboviroses da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), divulgado em agosto.

Embora a circulação do vírus já tenha sido registrada em 176 dos 184 municípios cearenses, apenas 34 cidades apresentam incidência acumulada de casos prováveis considerada alta ou muito alta, cenário que, segundo a Sesa, indica risco para ocorrência de surtos. Entre elas, nenhuma pertence à região do Sertão Central.

Dos municípios classificados em situação de maior atenção, 25 apresentam transmissão ativa sustentada, caracterizada por alta ou muito alta incidência de casos confirmados. A lista inclui Cedro, Jardim, Farias Brito, Granjeiro, Ipaumirim, Porteiras, Baixio, Cariús e Várzea Alegre, na região Sul; Tianguá, Hidrolândia, Catunda, Reriutaba, Guaraciaba do Norte, Tamboril, Sobral e Croatá, na região Norte; além de Aracati, Pereiro, Jaguaretama, Palhano, Jaguaribara, Itaiçaba, Jaguaribe e Icapuí, no Litoral Leste.

O Ceará contabilizou, até o início de agosto, 36.393 notificações e mais de 11 mil casos confirmados de dengue. Os números representam aumento de 91,7% nas notificações e de 172,7% nas confirmações em comparação com o mesmo período de 2025. O Estado registrou ainda 376 casos com sinais de alarme, 19 casos de dengue grave e 18 mortes confirmadas pela doença.

Segundo a Sesa, o aumento da transmissão está associado à intensificação da circulação viral em algumas regiões. O sorotipo DENV-2 responde por 85,7% das amostras analisadas, seguido pelo DENV-1, com 13,6%. A Secretaria também monitora a disseminação do DENV-3, identificado em municípios como Fortaleza, Russas, Brejo Santo, Aracati, Iguatu, Caucaia e Camocim, devido ao potencial de provocar novos surtos em uma população com baixa imunidade para esse sorotipo.

Artigos relacionados

EsportesÚltimas notícias

Lambanças da defesa: Quixadá estreia sofrendo goleada de 5 a 0 para o Icasa na Taça Fares Lopes

Região Central: A estreia do Quixadá Futebol Clube na Taça Fares Lopes,...

PolicialÚltimas notícias

Delegacia de Polícia Civil de Banabuiú está há anos sem delegado titular e PM enfrenta baixo efetivo

Região Central: O município de Banabuiú enfrenta uma crise na segurança pública...

InternacionalÚltimas notícias

El Niño pode provocar 857 mil mortes por calor no mundo até 2027, diz estudo

O El Niño em curso pode provocar cerca de 857 mil mortes...

QuixadáÚltimas notícias

O dia em que um avião pousou nas águas do centenário açude Cedro, em Quixadá

Quixadá: Se hoje o Açude do Cedro, em Quixadá, no Sertão Central,...