Lar Internacional Na sua última aparição em vida, papa Francisco pediu pela paz no mundo e fim da guerra
InternacionalÚltimas notícias

Na sua última aparição em vida, papa Francisco pediu pela paz no mundo e fim da guerra

336
Francisco foi o primeiro papa latino-americano e deixa legado de tolerância e diálogo. (Foto: Catholic Church/England and Wales)

Na sua última aparição pública em vida, registrada na manhã do último domingo de Páscoa (20), o papa Francisco pediu a paz justa e duradoura na Ucrânia, o cessar-fogo na guerra contra Gaza e a libertação de prisioneiros de guerra.

A mensagem assinada pelo pontífice foi lida por um cardeal, já que àquela altura, o papa já apresentava visíveis sinais de sua fragilidade, sem conseguir falar por muito tempo, em função da respiração já falha.

As únicas palavras proferidas pelo papa no microfone foram: “Queridos irmãos e irmãs, boa Páscoa!”. A curta mensagem foi proferida durante a bênção Urbi et Orbi, uma espécie de bênção papal solene que se estende a toda igreja e ao mundo, e dada pelo papa somente em ocasiões importantes do calendário litúrgico, como Natal e Páscoa.

Os 12 anos do pontificado do papa Francisco foram marcados pelas recorrentes denúncias do chefe da Igreja Católica contra as guerras em curso no mundo, em especial, os conflitos na Faixa de Gaza e na Ucrânia, mas também as guerras no Sudão, no Congo, no Líbano, no Iêmen e na Síria.

A guerra na Ucrânia também preocupava o líder da Igreja Católica. Tanto ele quanto outros representantes do Vaticano mantiveram diálogo com russos e ucranianos para que se chegasse a um acordo que levasse ao fim do conflito, para troca de prisioneiros e outras tréguas.

Na última encíclica papal de Francisco (o mais importante documento assinado pelo chefe da Igreja Católica), publicada em outubro de 2024, o papa alertou que as guerras em curso estão fazendo a humanidade perder “seu coração”.

Artigos relacionados

PolicialÚltimas notícias

Passageiro é preso ao transportar 7 pistolas e 12 carregadores de arma em ônibus

Um passageiro de 19 anos foi preso em flagrante neste domingo (28)...

PolicialÚltimas notícias

Polícia Militar apreende mais de 19 kg de drogas e prende dupla em Canindé

A Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Comando Tático Rural...

PolicialÚltimas notícias

Criança de 11 anos denuncia que tio lhe ofereceu dinheiro em troca de relação sexual, em Banabuiú

Região Central: Uma menina de apenas 11 anos denunciou ter sido vítima...

PolicialÚltimas notícias

Adolescente é apreendido com mais de 500 pinos de cocaína em Milhã

Região Central: Um adolescente de 17 anos foi apreendido no último sábado (27),...