Lar Sertão Central MPCE recomenda afastamento de secretária de Canindé por ação ambiental movida pela Prefeitura
Sertão CentralÚltimas notícias

MPCE recomenda afastamento de secretária de Canindé por ação ambiental movida pela Prefeitura

382
MPCE recomenda afastamento de secretária de Canindé por ação ambiental movida pela Prefeitura. Foto; divulgação

O Ministério Público do Ceará, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Canindé, recomendou, no último domingo (26/04), que a Prefeitura afaste a secretária municipal do Meio Ambiente ou a nomeie em outro cargo da administração municipal não ligado à pasta. A medida visa evitar conflito de interesses, visto que a gestora é processada pelo próprio Município por suspeita de degradação ambiental, o que viola princípios éticos e administrativos, especialmente o da moralidade pública.

De acordo com o processo, aberto pelo Município em 2019, a atual secretária, que ainda não era titular da pasta, teria construído em área de proteção ambiental, pertencente à Prefeitura. Para o MP, a situação coloca a agente pública, simultaneamente, como fiscalizador e fiscalizada, o que pode influenciar de forma indevida o desempenho da função. No documento, o MP destaca ainda o fato de a Secretaria de Meio Ambiente fazer a defesa da secretária, questionando a ação judicial que o próprio Município ajuizou contra a servidora, uma vez que ocupam polos opostos na demanda judicial em curso.

A Prefeitura possui o prazo de cinco dias para comunicar ao órgão as providências adotadas. O não acolhimento da recomendação acarretará as medidas judiciais cabíveis.

Artigos relacionados

PolicialSertão Central

Polícia apreende carro que teria sido utilizado em assassinato de policial carbonizado

Um veículo que pode ter ligação com o assassinato do soldado da...

Eleições 2026Últimas notícias

Está valendo: campanha para as eleições de 2026 começa neste domingo (16)

A corrida eleitoral para as eleições gerais de 2026 começa oficialmente neste...

QuixadáÚltimas notícias

Colisão entre motocicleta e carro é registrada no Centro de Quixadá

Região Central: Uma colisão envolvendo uma motocicleta e um carro foi registrada...

QuixadáÚltimas notícias

Hotel Vale das Pedras, em Quixadá, entra em leilão com lance inicial de R$ 17 milhões

Um dos empreendimentos hoteleiros mais conhecidos de Quixadá está prestes a mudar...