Região Central: O sistema adutor do Projeto Malha D’Água, construído em Banabuiú, receberá a visita de liberação do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. O compromisso de agenda institucional contará com a presença de autoridades federais e estaduais, e do prefeito de Banabuiú, Marcílio Coelho.
O Sistema Adutor Banabuiú/Sertão Central é parte de um projeto estratégico para ampliar a segurança hídrica do estado, levando água tratada a milhares de famílias. A água é captada no açude Banabuiú e conduzida por meio de adutoras até estações elevatórias e de tratamento.
Atualmente, o sistema beneficia mais de 280 mil pessoas em 9 municípios e 38 distritos, com uma estrutura de 668,5 km de extensão e 45 estações elevatórias em operação. Ele integra uma iniciativa mais ampla, composta por 33 sistemas adutores, que juntos somam 10,9 mil km de redes e representam um investimento estimado de R$ 12 bilhões até 2041.
O Malha D’Água vem sendo aguardado com expectativa pela população do Sertão Central, e representa a esperança para os graves problemas hídricos que são enfrentados na região. Milhã, por exemplo, estava a beira de um colapso e a situação só será revertida após o funcionamento do sistema adutor.
