Lar Nacional Criança de 3 anos não resiste após mais de 30 paradas cardíacas provocadas por picada de escorpião
NacionalÚltimas notícias

Criança de 3 anos não resiste após mais de 30 paradas cardíacas provocadas por picada de escorpião

619

Um menino de 3 anos morreu após ser picado por um escorpião-amarelo enquanto calçava um tênis em casa, no município de Cambará, no norte do Paraná. Segundo os pais da vítima, Bernardo Gomes de Oliveira, o animal estava dentro do calçado, que havia sido lavado e deixado secando sobre uma mureta.

Após o acidente, a criança foi levada ao Hospital Municipal de Cambará, onde recebeu os primeiros atendimentos. De acordo com a família, Bernardo apresentava vômitos e quadro clínico instável. Diante da gravidade, ele foi transferido para a Santa Casa de Jacarezinho, município vizinho a cerca de 20 km, onde deveria receber o soro antiescorpiônico. No entanto, a unidade só dispunha de cinco das seis doses necessárias, conforme relataram os pais à afiliada RPC.

Mesmo com a aplicação parcial do soro e o encaminhamento de helicóptero ao Hospital Universitário de Londrina, Bernardo não resistiu. Segundo os profissionais de saúde, o menino sofreu 33 paradas cardíacas provocadas pela toxina. A morte foi confirmada na tarde da segunda-feira (14).

O caso acendeu alerta sobre a disponibilidade de antídotos. A Secretaria Municipal de Saúde de Cambará alegou que a ambulância demorou porque atende a outros municípios da região.

Já a Secretaria de Saúde do Paraná informou que segue diretrizes da 19ª Regional de Saúde, que determina o envio de soros apenas a hospitais de referência. Um processo de investigação foi aberto para apurar o caso.

As informações foram apuradas pelo G1.

 

Artigos relacionados

PolicialÚltimas notícias

Homem é preso após jogar pedra e quebrar vidro de viatura policial no Ceará

Um homem em situação de rua foi preso na tarde desta quarta-feira...

PolicialÚltimas notícias

Operação “Irmão Lobo” prende suspeitos de fraude em concurso da Polícia Civil do Ceará

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) deflagrou, nas primeiras horas...

PolicialÚltimas notícias

Filha é condenada por se apropriar da aposentadoria da mãe idosa em Quixadá

A Justiça condenou Ana Cristina de Araújo a 2 anos, 8 meses...

QuixadáÚltimas notícias

Irmãos que atacaram jovem de Quixeramobim que teve mãos decepadas são transferidos da cadeia de Quixadá

Os irmãos Evangelista Rocha dos Santos, 34, e Ronivaldo Rocha dos Santos,...