Novas informações oriundas de redes de monitoramento astronômico, indicam que o meteoro avistado nos céus de várias cidades do Ceará, tenha surgido exatamente na região do Sertão Central.
Na manhã de terça-feira (9), o Revista Central foi o primeiro site da região a considerar que o clarão seria um meteoro, conforme apuração da equipe. Enquanto os demais veículos anunciavam o fato em tom de mistério, usando termos como “susto” e “clarão no céu intriga moradores”, o RC foi o primeiro a dar a informação correta.
LEIA TAMBÉM: mistério desvendado: clarão visto no céu nesta segunda-feira (8) era um meteoro.
O meteoro foi classificado como do tipo rasante, ou seja, quando o objeto corta a atmosfera de forma mais horizontal. Dados preliminares indicam que o meteoro tenha atingido a velocidade de 180 mil quilômetros por hora.
A indicação inicial é que o meteoro tenha surgido na região do Sertão Central do Ceará, seguindo em direção ao oeste do país. A trajetória completa ainda será calculada a partir da análise dos diferentes registros feitos em vários municípios. Os detalhes foram apurados e divulgados pela revista Veja.
O meteoro gerou um clarão azulado que foi visto nos céus de vários municípios da região, como Mombaça, Boa Viagem e Quixadá, e também de outros municípios, como São Gonçalo do Amarante, Crateús e Santa Quitéria.
Populares de outros estados, como Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraná também afirma ter avistado o fenômeno.
Não há risco para a população nesse tipo de ocorrência. A maior parte do material desses fragmentos é consumida ainda na atmosfera, geralmente a dezenas de quilômetros de altitude, antes de qualquer possibilidade de atingir o solo.
