Lar Ceará Madalena: MPCE recomenda fiscal para verificar todos os contratos assinados pela administração da cidade
Ceará

Madalena: MPCE recomenda fiscal para verificar todos os contratos assinados pela administração da cidade

119
MPCE recomenda que Município de Madalena designe servidores para fiscalizar todos os contratos assinados pela Administração da cidade. Foto: divulgação

 

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Promotoria de Justiça de Madalena, recomendou à prefeita e a todos os secretários municipais da cidade que designem um fiscal – dentre os servidores concursados – para acompanhar o andamento de todos os contratos administrativos assinados pelo Município. Na Recomendação, o MPCE também requer que a Administração de Madalena encaminhe à Promotoria de Justiça da cidade, em até 20 dias úteis, informações por escrito sobre a qualificação técnica dos fiscais em relação aos contratos que serão fiscalizados por eles, bem como se há algum contrato sem fiscal e quais são os procedimentos adotados pelos fiscais para efetivar o seu encargo.

Conforme o promotor de Justiça Alan Moitinho, que responde pela Promotoria de Justiça de Madalena, o artigo 67 da Lei nº 8.666/1993 (Lei das Licitações) prevê que o representante e da Administração anotará em registro próprio todas as ocorrências relacionadas com a execução do contrato, determinando o que for necessário à regularização das faltas ou defeitos observados. “A Administração Pública tem o poder-dever de fiscalizar a execução de seus contratos para assegurar-se de que o objeto contratado seja executado a contento”, reforça o representante do MPCE.

Ainda conforme o promotor de Justiça, dentre os requisitos básicos que o fiscal dos contratos deve ter estão: conhecimento do documento; conhecimento das leis e normas referentes ao contrato; conhecimento do projeto básico/ termo de referência e do projeto executivo e o conhecimento técnico dos serviços que serão executados. “Portanto, a Administração deve nomear servidores capacitados para o encargo, os quais não poderão simplesmente recursar-se à assunção das funções”, explica Alan Moitinho.

Artigos relacionados

CearáÚltimas notícias

Tragédia: Colisão na BR-222 deixa mãe e filha mortas e mais de 15 feridos no interior do Ceará

Um grave acidente envolvendo uma ambulância e um micro-ônibus deixou duas pessoas...

CearáÚltimas notícias

Chuva faz rio transbordar no interior do Ceará, alagando casas e deixando ruas submersas

O Rio Coreaú, no município de mesmo nome, encheu e transbordou. A...

CearáÚltimas notícias

Hotel desaba após fortes chuvas e deixa uma pessoa morta em Tianguá

Parte de um hotel desabou na madrugada desta segunda-feira (27) em Tianguá,...