A realização da encenação da Paixão de Cristo de Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza, está oficialmente autorizada. A decisão foi tomada na noite da última sexta-feira (11) pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), após a Sociedade Artística de Pacatuba (Soarte) retirar o recurso judicial que questionava a legalidade do processo de seleção pública para a produção do evento.
O documento com a desistência foi analisado pela desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, que homologou o pedido da Soarte e determinou o encerramento do processo. Com isso, fica revogada a decisão anterior que havia suspendido a realização do espetáculo, anunciado pela Prefeitura com os atores Henri Castelli, no papel de Jesus, e Adriana Birolli, interpretando Maria.
A Prefeitura de Pacatuba informou, em nota, que “com a retirada oficial da denúncia, a realização da Paixão de Cristo 2025 segue sem qualquer impedimento legal, o que representa um alívio para artistas, moradores e visitantes que todos os anos acompanham uma das maiores representações culturais do município”.
A ação movida pela Soarte teve início após a entidade questionar possíveis irregularidades na Chamada Pública nº 001/2025 da Secretaria Municipal da Cultura (Secult). O pedido de liminar havia sido indeferido pela 2ª Vara da Comarca de Pacatuba, mas o caso foi levado ao TJCE por meio de recurso.
Com a liberação da Justiça, as apresentações estão mantidas para os dias 18 e 19 de abril, durante a Semana Santa. Na sexta-feira (18), estão previstas duas sessões: das 18h às 20h e das 20h30 às 22h30. No sábado (19), o público poderá assistir a uma sessão única, das 20h às 22h.