Lar Ceará Justiça dá 30 dias para ex-secretário de Boa Viagem esclarecer contratação irregular de caminhões-pipa
Ceará

Justiça dá 30 dias para ex-secretário de Boa Viagem esclarecer contratação irregular de caminhões-pipa

151
Justiça acatou recomendaço do MPCE e considerou que contratação ocorreu de forma irregular
(Foto: Catarina Costa/G1)

Região Central: A Justiça acolheu pedido do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e determinou, no dia 12 de novembro, que um ex-secretário municipal de Boa Viagem e uma empresa de locação de equipamentos apresentem, no prazo de 30 dias, contestação referente à Ação Civil Pública que investiga ato de improbidade administrativo. A decisão atende a Ação Civil Pública ingressada pela Promotoria de Justiça de Boa Viagem, por meio do promotor de Justiça Alan Moitinho Ferraz.

A decisão ocorre em face de João Bosco Sousa Linhares Filho e de XM Locação de Máquinas e Equipamentos LTDA, na pessoa do seu sócio administrador Marcelo Mitoso Barreira, que devem ser citados no prazo de 30 dias para apresentarem contestação. Na decisão, o Juízo definiu ainda que o Município de Boa Viagem seja intimado. Além disso, havendo a possibilidade de solução consensual, os réus poderão requerer a interrupção do prazo para a contestação, por prazo não superior a 90 dias.

Em 2018, a Promotoria de Justiça de Boa Viagem instaurou Inquérito Civil Pública para apurar a ilegalidade de dois decretos municipais, ambos de 2017, que declararam situação de emergência/calamidade pública na cidade. Os decretos, assim como as contratações firmadas com base neles, foram alvo de fiscalização do então Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que expediu extenso e minucioso relatório após investigação.

O relatório de fiscalização detectou diversas irregularidades na expedição dos decretos e na declaração da situação de emergência/calamidade pública, incluindo os processos de dispensa de licitação. Nesse contexto, o MP entendeu que a situação fática declarada no decreto não se enquadrava no conceito de emergência ou calamidade pública para efeitos legais, menos ainda para efeitos de dispensa licitatória e contratação direta.

Dentre as irregularidades encontradas pelo TCM, estava a contratação de empresa para prestar serviço de locação de veículos do tipo caminhão pipa com motorista em caráter emergencial para atender a demanda do município de Boa Viagem. O contrato com a XM Locação de Máquinas e Equipamentos Eireli foi firmado com o valor de R$ 108 mil, através da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos do Município, de responsabilidade do requerido João Bosco Sousa Linhares Filho. Pelo apurado e comprovado nos autos, a empresa funcionava apenas como intermediária na contratação.

O que se percebe, portanto, é que não se trata somente de dispensa indevida de licitação por parte dos requeridos, mas também de prática de ato de improbidade com a finalidade de causar dano ao erário. Houve ainda superfaturamento de valores causados pela inexistência de veículos de propriedade da empresa, para atender o objeto do processo de dispensa de licitação e a escassez de profissionais habilitados para exercer a função de motorista dos veículos tipo caminhão pipa. Isso porque, para atender a demanda, a empresa vencedora subcontratou os veículos para a serem disponibilizados ao Município.

Assim, os requeridos aproveitaram da falsa situação emergencial declarada em Boa Viagem, utilizaram dispensa indevida de licitação e firmaram contratos superfaturados, em todos os casos, lesionando o erário municipal e prestando serviço ineficiente aos munícipes.

Artigos relacionados

CearáÚltimas notícias

MPCE recomenda mudanças em colégio por atividades religiosas obrigatórias

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) recomendou que um colégio...

CearáÚltimas notícias

Grave acidente: carro bate na traseira de ônibus estacionado e fica prensado sob veículo

Um grave acidente de trânsito registrado na noite deste domingo (21) deixou...

CearáÚltimas notícias

Papa Leão XIV faz homenagem às vítimas de acidente com equipe de basquete do Ceará

O papa Leão XIV prestou homenagem, neste domingo (21), aos jovens atletas...

CearáÚltimas notícias

Estudante compra celular de R$ 3,5 mil pela internet e recebe livro e capinha

Um estudante de Fortaleza viveu uma grande frustração após realizar a compra...