Lar Quixadá Jovem, com ensino médio e a maioria mulher: o perfil do trabalhador de Quixadá em 2024
QuixadáÚltimas notícias

Jovem, com ensino médio e a maioria mulher: o perfil do trabalhador de Quixadá em 2024

148
Emprego de carteira assinada: Quixadá teve saldo positivo de quase 250 oportunidades (Foto: arquivo/RC/Agência Brasil)

Quixadá: Dados de 2024 consolidados Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e do Emprego mostram que o município de Quixadá teve um saldo positivo de emprego e renda. Ou seja, o município teve mais gente empregada de carteira assinada, do que demitida em 2024.

Foram 2.533 empregos gerados contra 2.284 empregos finalizados, ou seja, quando o trabalhador é demitido. O saldo é positivo: comparado as demissões com as admissões, o saldo foi de 249 empregos mantidos em Quixadá no ano passado. Ao todo o município tem 7.772 empregos gerados de carteira assinada.

O Caged também permite saber, em detalhes, qual é o perfil do trabalhador quixadaense: a maioria tem entre 18 a 24 anos, com mais mulheres do que homens, e entre os que tiveram a chance de um primeiro emprego tinham somente o ensino médio. Foram 225 empregados com esta condição de estudo, frente a apenas 60 trabalhadores admitidos que possuem ensino superior.

Esse dado reflete para uma questão estratégica e antiga no mundo trabalhista: mão de obra com grau de ensino mediano, é mais barato para o empregador. No entanto, não dá para pensar que pessoas sem estudo terão chances de sobra: entre pessoas apenas com ensino fundamental, ou com fundamental incompleto, as demissões foram maiores do que o número de admissões.

Ainda segundo o Caged os setores que mais geraram empregos no ano passado foram vendedores de comércio e lojas, indústria e serviços administrativos.

Quando se coloca na balança o número de admissões e demissões, o setor de lojas e mercados fica com o melhor saldo: 90 empregos mantidos e em segundo lugar, uma surpresa: profissionais de ciências e das artes tiveram mais empregos gerados do que demissões em 2024 em Quixadá.

Artigos relacionados

EntretenimentoÚltimas notícias

Próximo feriadão emendado de Semana Santa com Tiradentes será só em 2087

Quem aproveitou o recente feriadão prolongado de Páscoa e Tiradentes, que ocorreu...

CearáÚltimas notícias

Orós, segundo maior açude do Ceará, começa a sangrar neste sábado (26)

O açude Orós, segundo maior reservatório do Ceará, começou a sangrar na...

QuixadáÚltimas notícias

Turma que concluiu estudos em colégio de Quixadá se reencontra pela 1ª vez depois de 50 anos

Quixadá: Quanto tempo uma verdadeira amizade consegue resistir? Um grupo de 38...

NacionalÚltimas notícias

Criança de três anos morre depois de ser esquecida pela madrasta dentro do carro por dez horas

Uma mulher esqueceu uma criança de apenas três anos, trancada dentro de...