O candidato Joel Madeira Barroso (PSB) venceu as eleições suplementares realizada no município de Santa Quitéria, neste domingo (26). O resultado foi confirmado pela Justiça Eleitoral às 18h44, dando a Joel 53,11% dos votos válidos.
Curiosamente, Joel é filho do então prefeito do município, José Braga Barroso, o Braguinha. Ele foi afastado e perdeu o mandado após a Justiça Eleitoral confirmar o envolvimento do politico com facções criminosas, que teriam interferido na disputa para dar a ele a vitória nas eleições.
Joel Madeira foi eleito vereador em 2024 e era presidente da Câmara. Com o afastamento de seu pai do cargo de prefeito e também do vice, Joel foi quem assumiu interinamente a prefeitura nos últimos dez meses. No início de setembro deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) confirmou as eleições suplementares no município.
Com a vitória neste domingo, Joel se efetiva na função confirmando a manutenção de sua família na prefeitura. Ele disputou o pleito com outros dois candidatos: Dra. Ligia, que teve 6.131 votos (25,24%) e Cândida Figueiredo que terminou com 5.529 votos (21,65%).
De acordo com o levantamento feito pelo site A Voz de Santa Quitéria, a eleição suplementar deste domingo teve a maior taxa de abstenção em uma eleição municipal desde 2016. No total, 6.769 pessoas não votaram, o equivalente a 20,59%.
