Lar Sertão Central Grupo é denunciado por tráfico, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica em Canindé
Sertão CentralÚltimas notícias

Grupo é denunciado por tráfico, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica em Canindé

569
Grupo é denunciado por tráfico, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica em Canindé. Foto: divulgação

O Ministério Público do Estado do Ceará, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Canindé, ofereceu denúncia criminal nessa segunda-feira (16) contra 18 pessoas por diversos crimes como organização criminosa, associação para o tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. Conforme as investigações do MP do Ceará, o grupo mantinha uma estrutura hierárquica consolidada, com divisão de tarefas em núcleos interdependentes e um núcleo operacional fixo em Canindé, comandado por um empresário do ramo da construção civil e transporte escolar.  

A denúncia descreve a atuação de quatro núcleos: executor, com atuação direta na comercialização de entorpecentes e execução de crimes violentos na região; familiar, formado por parentes diretos do chefe da organização, que realizava movimentações financeiras em contas bancárias para dissimular as quantias ilícitas; empresarial, composto por sócios de empresas usadas para ocultar recursos econômicos; e financeiro, integrado por pessoas físicas utilizadas como “laranjas”, pois possuíam renda incompatível com as movimentações financeiras feitas. 

O grupo é investigado por fazer essas movimentações financeiras com o propósito de ocultar e dissimular quantias ilícitas supostamente provenientes do tráfico de entorpecentes, utilizando, para isso, empresas de fachada, contratos com o poder público e pessoas interpostas atuando como “laranjas”. A investigação do Ministério Público identificou ainda que, além de movimentar grandes somas de dinheiro, a estrutura da organização criminosa operava com grau elevado de violência, articulação e influência política, inclusive com suspeita de envolvimento em tentativa de homicídio e cooptação de agentes públicos. 

Artigos relacionados

PolicialÚltimas notícias

Execução: Homem é morto a tiros enquanto esperava esposa sair do trabalho

Um homem de 20 anos foi assassinado a tiros na tarde desta...

CearáÚltimas notícias

Motorista é indiciado por acidente que matou sete integrantes de time de basquete no Ceará

O motorista do ônibus que transportava uma equipe de basquete de Juazeiro...

PolicialÚltimas notícias

Piquet Carneiro abre concurso público com 100 vagas imediatas e salários de até R$ 3,2 mil

A Prefeitura de Piquet Carneiro, no Sertão Central do Ceará, lançou um...

QuixadáÚltimas notícias

EXCLUSIVO: Iphan afirma que pórtico do Cedro destruído em acidente não faz parte de área tombada

Quixadá: O pórtico de entrada que existia na entrada do açude Cedro,...