Lar Nacional Governo Federal projeta salário mínimo em 2027 no valor de R$ 1.717
NacionalÚltimas notícias

Governo Federal projeta salário mínimo em 2027 no valor de R$ 1.717

427

O salário mínimo pode chegar a R$ 1.717 em 2027, conforme projeção do governo federal incluída no projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) que será enviado ao Congresso Nacional nesta quarta-feira (15). O valor, se confirmado, passará a valer em janeiro, com pagamento a partir de fevereiro.

A estimativa representa um aumento de R$ 96 em relação ao piso atual, fixado em R$ 1.621 após reajuste aplicado neste ano. Em termos percentuais, a correção prevista é de 5,92%, segundo a área econômica.

O valor definitivo, no entanto, ainda não está fechado. O cálculo do salário mínimo depende da variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que será consolidado apenas no fim de 2026 e pode alterar a projeção apresentada no projeto orçamentário.

O piso nacional é referência para salários de trabalhadores formais, além de benefícios previdenciários e assistenciais, como aposentadorias e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Instituído em 1936, o mecanismo completa nove décadas como base de remuneração no país.

Artigos relacionados

QuixeramobimÚltimas notícias

Homem é perseguido por populares após furto de celular na rodoviária de Quixeramobim

Um homem foi preso na manhã desta segunda-feira (9), após furtar um...

QuixadáÚltimas notícias

Jovem ator de Quixadá participa de filme exibido em festival de cinema no Ceará

O talento de Quixadá ganha espaço nas telas do cinema brasileiro. O...

CearáÚltimas notícias

Influenciadora Rochele Santrelly, do bordão “choque de monstro”, é encontrada morta em Fortaleza

A influenciadora cearense Rochele Santrelly, conhecida nas redes sociais pelo bordão “choque...

Sertão CentralÚltimas notícias

Homem morre ao levar queda de pé de manga em Mombaça

Região Central: Um homem morreu na tarde da última sexta-feira (06), após...