Lar Ceará Ceará tem 26 açudes sangrando e volume hídrico atinge 47,18%, informa Cogerh
CearáÚltimas notícias

Ceará tem 26 açudes sangrando e volume hídrico atinge 47,18%, informa Cogerh

525
Orós é o 2° maior açude do estado. — Foto: Imagens cedidas por Lucas Drone & Imagens.

O Ceará registra, nesta quarta-feira (15), 26 açudes sangrando, conforme dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos. Outros 37 reservatórios apresentam volume superior a 70% da capacidade.

Entre os reservatórios que atingiram 100% está o Açude Orós, segundo maior do estado, que voltou a sangrar nesta semana. O transbordamento reforça a recarga hídrica em áreas do entorno.

No total, o estado acumula 8,66 bilhões de metros cúbicos de água, o que corresponde a 47,18% da capacidade total de armazenamento.

Apesar do cenário favorável em parte das bacias, 31 açudes permanecem com volume inferior a 30%. As situações mais críticas são registradas nas bacias dos Sertões de Crateús (19,6%), Médio Jaguaribe (26,7%) e Banabuiú (28,5%).

Entre os reservatórios com volume acima de 70% estão Araras (70,42%), Forquilha (86,49%), Trussu (88,81%), Mundaú (91,49%) e Gavião (86,96%).

Os dados integram o monitoramento periódico realizado pela Cogerh, responsável pela gestão dos recursos hídricos no estado.

Artigos relacionados

Sertão CentralÚltimas notícias

Dados da Transparência não apontam compra de plantas mencionada por deputado bolsonarista contra gestão de Banabuiú

Região central: O município de Banabuiú afirmou não possuir nenhum registro no Portal...

QuixadáÚltimas notícias

Ministério Público cobra medidas para previnir violência nas escolas de Quixadá após morte de estudante

Quixadá: O Ministério Público do Ceará, por meio da 3ª Promotoria de Justiça...