Lar Ceará Exclusivo: Profissionais da saúde e motoristas cobram diárias atrasadas a Prefeitura de Quixadá
CearáQuixadáQuixeramobim

Exclusivo: Profissionais da saúde e motoristas cobram diárias atrasadas a Prefeitura de Quixadá

135

Quixadá: Profissionais essenciais para a sociedade não podem parar nem mesmo em meio a uma pandemia, por ofertarem serviço primordial, os servidores da saúde estão na linha de frente no combate ao COVID-19.

Enfermeiros e técnicos de enfermagem já sofrem com a desvalorização do seu trabalho, ganham pouco e trabalham muito, arriscando a própria vida para salvar a de alguém. Em Quixadá, técnicos de enfermagem e motoristas que trabalham em ambulância procuraram o portal Revista Central para denunciar o descaso ao qual estão sendo submetidos.

Diárias atrasadas

Os técnicos de enfermagem e motoristas (que pediram anonimato com receio de perseguição) relatam que ganham apenas R$ 45,00 reais por diária, sem importar o número de viagens que façam com pacientes, seja para Quixeramobim, Fortaleza, ou qualquer outro município. Este valor se comparado com outros lugares, como em Russas cujo a diária pode chegar até R$ 70,00 reais a cada viagem, pode ser considerado ínfimo.

Ou seja, se um profissional que ganha R$ 70,00 reais por diária a cada viagem, fizer dez traslados com pacientes, ele terá ao fim do mês R$ 700,00 reais acrescentados ao seu salário. Em Quixadá, se o mesmo profissional fizer a mesma quantidade de viagens, ele terá somente R$ 45,00 reais somados ao seu salário no fim do mês.

Não bastasse uma diária que desvaloriza a profissão, os profissionais de saúde de Quixadá denunciam que estão há seis meses sem receber as diárias da prefeitura.

Convocação dos concursados

Os profissionais relatam que a situação mudou a partir do momento em que o prefeito Ilário Marques (PT), convocou novos concursados. Antes disso, as diárias eram pagas por cada viagem realizada no plantão.

O traslado é feito inclusive com pacientes acometidos com a COVID-19. Nesta sexta-feira (17), uma técnica de enfermagem que atua no Hospital Dr. Eudásio Barroso foi diagnosticada com o novo coronavírus. Agora como paciente, ela cumpre isolamento domiciliar.

Justiça

Injustiçados, motoristas e técnicos criaram um grupo e pretendem elaborar um termo para que a Prefeitura de Quixadá assine, e caso seja necessário eles cogitam acionar a promotoria de justiça.

Os profissionais demonstram ainda interesse em dialogar com a secretária de saúde do município, Juliana Câmara.

Grupo criado pelos profissionais debate ações contra a desvalorização.

Prefeitura deve ao médicos

O Sindicato dos Médicos do Ceará aponta a Prefeitura de Quixadá como uma das doze prefeituras cearenses que devem aos médicos. Recentemente, o Dr. Pontes Netto que atua na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Quixadá, publicou um vídeo cobrando que fosse pago o adicional de insalubridade aos médicos.

LEIA> Médico da UPA reafirma que comprou EPIs com recurso próprio e cobra adicional de insalubridade da Prefeitura de Quixadá

Artigos relacionados

CearáÚltimas notícias

Fechamento de 4 fábricas em município do interior do Ceará deixa mais de 500 desempregados

Mais de 500 trabalhadores ficaram desempregados após o fechamento de quatro fábricas...

CearáÚltimas notícias

MPCE recomenda mudanças em colégio por atividades religiosas obrigatórias

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) recomendou que um colégio...

CearáÚltimas notícias

Grave acidente: carro bate na traseira de ônibus estacionado e fica prensado sob veículo

Um grave acidente de trânsito registrado na noite deste domingo (21) deixou...

QuixeramobimÚltimas notícias

Operação de busca por homem desaparecido em Quixeramobim conta com drone e cães farejadores

Quixeramobim: O reforço das equipes de resgate ampliou neste domingo (21) a...