Lar Policial Engenheiro agrônomo é solto ao ser preso injustamente por envolvimento com facção criminosa no Ceará
PolicialÚltimas notícias

Engenheiro agrônomo é solto ao ser preso injustamente por envolvimento com facção criminosa no Ceará

1.2k

Na última sexta-feira, 5, o engenheiro-agrônomo de 31 anos, Raimundo Valdizio Daniel Lima, finalmente deixou a Unidade Prisional de Quixadá, retornando ao convívio da família e aos afazeres cotidianos, após mais de um mês detido sob acusação de envolvimento com uma facção criminosa no Ceará  .

Natural de Baturité, Valdizio foi preso em 24 de julho, sob a suspeita de integrar uma organização criminosa. No entanto, familiares afirmam que a prisão foi um grave equívoco motivado por uma confusão relacionada a um número de celular descartado em um grupo de WhatsApp vinculado à facção. A família sustenta que o aparelho nunca lhe pertenceu, embora no processo conste que o nome associado à linha era “Lima”, e que o IP logado na rede Wi-Fi, registrado em seu nome, teria contribuído para o equívoco  .

A sobrinha do engenheiro, Jeane Lima, destacou que os agentes civis não apreenderam nenhum dispositivo eletrônico do seu tio para perícia, o que reforça, segundo ela, a tese de erro judicial: “ele não tem nem perfil para ser confundido com criminoso”  .

Valdizio ainda desenvolvia atividades profissionais durante sua prisão: atua como engenheiro-agrônomo em uma empresa localizada no Crato e cursa mestrado na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). A sobrinha o caracteriza como “pessoa honesta e trabalhadora”  .

A movimentação em favor do seu habeas corpus ganhou força com a atuação da Defensoria Pública do Estado do Ceará. O defensor público Emerson Castelo Branco acompanhou de perto o desenrolar do caso e compartilhou nas redes sociais sua satisfação com a decisão judicial: “Hoje, brilha no céu a Justiça”  .

A campanha familiar envolveu amigos e parentes, que celebraram a libertação com emoção ao lado do engenheiro, reafirmando confiança na justiça e alívio pelo retorno à normalidade.

Artigos relacionados

EntretenimentoÚltimas notícias

‘Fugurinhas raras’ de álbum da copa viram objeto de cobiça entre colecionadores

As chamadas “Figurinhas Extras” do álbum da Copa do Mundo de 2026...

QuixadáSertão CentralÚltimas notícias

Quixadá e Canindé recebem Operação Mulher Segura para fortalecer combate à violência contra a mulher

Região Central: Os municípios de Quixadá e Canindé receberam nesta semana ações da...

NacionalÚltimas notícias

Vovô Anésio, influenciador digital e símbolo de carisma na Internet, morre neste sábado (13), aos 88 anos

O influenciador digital Vovô Anésio morreu neste sábado (13), aos 88 anos....